Bahia, 24 de Abril de 2024
Por: Jackson Domiciano
20/03/2017 - 08:57:35

Após denúncias de que o rio Sapucaieira, na cidade de Eunápolis, está diminuindo o fluxo de água, poluído, exalando odor insuportável, a reportagem do agazetabahia.com percorreu durante a manhã de quinta-feira, 16, vários pontos do rio, desde as imediações do frigorífico Frigopar, até a localidade denominada Sarapinga, no bairro Sapucaieira, zona norte da cidade.

Ao visitar a estação de tratamento do Minha Casa Minha Vida, no Parque da Renovação, construído no ano de 2011, pelo Governo Federal, observou que do equipamento exalava um mau cheiro insuportável. Conforme depoimento dos familiares s que residem nas proximidades, muitas vezes são obrigados a fecharem todas portas e janelas. "Nós não podemos sobreviver nessa situação. Já reclamamos à Embasa, mas até agora não resolveram", disse dona Alice Gouveia.

Ainda na captura do ponto de poluição, a equipe viajou mais de 10 quilômetros até detectar a origem da poluição, e para surpresa, encontrou o local onde o esgoto da Estação de Tratamento do conjunto habitacional está sendo jogado. O rio da Velha, um afluente do rio Sapucaieira. Ao que parece, o esgoto do condomínio, não está sendo devidamente tratado para ser despejado no rio. Existem indícios de que a estação não está funcionando, e que os dejetos estão sendo jogados diretamente no rio, prejudicando todo manancial.

No local, onde o esgoto está sendo despejado, o mau cheiro é muito grande, o rio está totalmente enlameado e sujo, com presenças de muitas moscas e urubus. A situação é deplorável, e precisa da imediata intervenção das autoridades públicas.

Conversamos com o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Eunápolis, Lourenço Oliveira, ele se mostrou surpreso, e disse que vai averiguar o problema imediatamente. Ainda na manhã desta sexta-feira, 17, nossa editoria conversar com a coordenadora do INEMA, em Eunápolis, Patrícia Reis, sobre o problema, ela garantiu que encaminhará equipe ao local e que tomará todas as providências.

Veja + Reportagem Especial