Bahia, 18 de Abril de 2024
Por: Ascom Seagri
01/08/2015 - 08:49:30

Conhecido internacionalmente como o celeiro de grãos da Bahia, onde são produzidos café e soja de qualidade, milho com a maior produtividade do mundo, e algodão com fios tão bons ou melhores que os egípcios, o Oeste baiano destaca-se agora com outras culturas irrigadas, que despontam como o novo boom da região. Trata-se da banana e do cacau irrigados, cujas áreas começam a ser ampliadas e já estão presentes em Luis Eduardo Magalhães, Barreiras, Riachão das Neves e Bom Jesus da Lapa, dentre outros municípios. O mamão também é uma cultura em alta na região.

No Projeto de Irrigação Barreira Norte, localizado em Barreiras, às margens da estrada que liga ao município de Angical, onde inicialmente plantou caju e viu essa cultura fracassar, o agricultor Antonio Veloso, de 65 anos, que já teve propriedades em Camacan e Pau Brasil, no Sul da Bahia, valeu-se de sua experiência de cacauicultor e iniciou a plantação de cacau irrigado, numa área de 4 hectares, no seu lote de 7,5 hectares. Trabalhando de sol a sol, ele colhe hoje os frutos de sua visão. “O cacau irrigado já é realidade aqui. Mais quatro proprietários de lotes já estão plantando mais de 20 hectares, e também minha filha está preparando 7,5 hectares para o plantio. Não tenho dúvidas de que o cacau será o novo boom do Oeste. Mas precisamos de assistência técnica e de linhas de financiamentos que nos permitam novos investimentos”.

Destacando que a fruticultura irrigada é uma das prioridades da Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), o secretário Paulo Câmera e o superintendente de Desenvolvimento da Agropecuária (SDA/Seagri), Adriano Bouzas, já estão elaborando uma missão à região, para discutir a questão com os pequenos, médios e grandes produtores.

A plantação de cacau de  Antônio Veloso, cuja produção é da ordem de 90 arrobas por hectare, é consorciada com banana irrigada, cuja renda zera o custo de produção do cacau. “Estamos erradicando o que resta de caju, e vamos ampliar a área de cacau”, diz Veloso.

Veja + Notícias/Geral