Bahia, 28 de Março de 2024
JUSTIÇA

Tribunal Regional do Trabalho instala o Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho, em Eunápolis
Com a implantação nos dois municípios, aproximadamente 89% do Regional baiano passam a operar por meio virtual através da internet, trazendo maior conforto e agilidade nas soluções dos processos trabalhistas.
Por: Jackson Domiciano
29/07/2015 - 10:47:36

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) instala o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas Varas do Trabalho de Eunápolis e Porto Seguro, no próximo dia 31 de julho. A solenidade será conduzida pelo presidente, desembargador Valtércio de Oliveira, às 9h30 em Eunápolis (Av. Artulino Ribeiro, s/nº, Dinah Borges) e às 15h30 em Porto Seguro (Praça Água de Coco, s/nº, Tabapiri). Os eventos têm apoio da Caixa Econômica Federal.

Com a implantação nos dois municípios, aproximadamente 89% do Regional baiano passam a operar por meio virtual através da internet, trazendo maior conforto e agilidade nas soluções dos processos trabalhistas.

A Vara de Eunápolis recebeu 1.583 novos processos em 2014 e sua jurisdição abrange o respectivo município e os de Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Itapapebi. Já a Vara de Porto Seguro recebeu 1.671 novos processos no ano passado, e sua jurisdição engloba o respectivo município e os de Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Santa Maria Eterna.

PROCESSO ELETRÔNICO - O PJe-JT foi desenvolvido mediante parceria inédita entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais brasileiros. O novo sistema traz maior comodidade à população ao lidar com as burocracias do processo, pois é operado pela internet. O uso do papel fica restrito às ações antigas e pagamentos.

O PJe-JT permite uma ótima visão do fluxo de procedimentos e vem promovendo mudanças em toda a estrutura da Justiça do Trabalho, uma vez que extingue tarefas como carimbar e manusear a papelada. Isso traz vantagens para os cofres públicos, para o meio ambiente e para a saúde de quem lida com a burocracia. O sistema também representa mais celeridade na prestação jurisdicional e mais comodidade no acesso ao Judiciário. O cadastro dos usuários pode ser feito no portal do TRT5 (www.trt5.jus.br), no link PJe-JT.

Veja + Notícias/Geral