Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Jackson Domiciano
26/07/2015 - 09:45:51

O deputado federal Walmir Assunção, representante legítimo do MST, um dos poucos parlamentares na Câmara Federa,l eleitos pelo movimento, esteve na cidade de Eunápolis, neste sábado, 25, acompanhado de coordenadores dos Sem Terra, onde participou da feira dos assentados. Na oportunidade, em entrevista exclusiva ao site agazetabahia.com, Walmir rebateu as acusações de que o MST tenha criado obstáculos para que os investidores recuassem, prejudicando a implantação da segunda fábrica da Veracel Celulese.

O parlamentar disse que tem ouvido muitos comentários sobre o assunto, que as ocupações das áreas da Veracel inviabilizaram o projeto, mas ressaltou que depois da negociação com as três fábricas, Veracel, Fíbria e Suzano quando foram disponibilizadas 30 mil hectares de terras para os assentados, não houve nenhuma invasão.  “Isso não quer dizer que não vai haver. Está havendo demora para a Veracel entregar oficialmente as 8 mil hectares. Os coordenadores estão recebendo muita pressão por parte dos assentados. Essa conversa de que o MST crie problemas para os investimentos, não é verdade. Nós estabelecemos conversações desde 2011”, declarou o deputado.

Mais adiante, ele salientou que, particularmente, entende que é importante a duplicação da fábrica. “Acho que dá para conviver juntos. Até o exato momento isso é possível. Embora o MST não seja a favor da monocultura. Nós somos a favor do acesso à terra. Por outro lado, não temos opinião se a empresa vai instalar a segunda fábrica.  O MST está fazendo a sua missão.  Até o momento, a Veracel não impediu o MST e nem o MST impediu de a Veracel existir”, concluiu Walmir Assunção.  

Veja + Notícias/Geral