Bahia, 18 de Abril de 2024
SAÚDE

Participação popular subsidiará as Pré Conferências Municipais de Saúde em Porto Seguro
Ao convocar as Pré Conferências, a Prefeita Cláudia Oliveira optou por descentralizar as atividades, possibilitando o aprofundamento da participação popular no município.
Por: Ascom-Secretaria de Saúde
19/05/2015 - 11:18:59

Porto Seguro promoverá de 21/05 a 2/06, em 08 distritos e bairros do município, as Pré Conferências Municipais de Saúde, tendo como tema: "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas". Conceituado como relevante momento democrático, tendo a participação efetiva da comunidade, tem o objetivo de desenvolver o diálogo e  o fortalecimento da saúde na cidade, para atender as necessidades dos usuários do SUS e sugerir melhorias, com base na junção das diretrizes propostas durante as Pré Conferências.

Nos bairros e distritos em que acontecerão as Pré Conferências (Centro, Mercado do Povo, Parque Ecológico, Arraial D'Ajuda, Vera Cruz, Trancoso e Aldeias Indígenas Boca da Mata e Barra Velha) serão sugeridas e analisadas com a sociedade o tema e sub-eixos da saúde, a partir da identificação dos problemas em cada distrito, apresentando prioridades e as respectivas soluções para as principais demandas, com intuito de formular uma política pública de saúde.

Após a realização das Pré Conferências, o município sediará, nos dias 08 e 09/ 07, no Centro de Cultura, a V Conferência Municipal de Saúde, quando as propostas encaminhadas nas Pré-Conferências serão discutidas pelos participantes, onde os delegados eleitos nas Pré-conferências irão votar e eleger as propostas  prioritárias.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, enfatiza a solidez das Pré-conferências destacando a participação da sociedade, por ser o cidadão, usuário do Sistema Único de Saúde, SUS, o principal beneficiário e ter o entendimento quanto às demandas para as melhorias da saúde em Porto Seguro. “A V Conferência Municipal de Saúde é consolidada tendo como prioridade a voz da população, pois trata-se de um projeto eminentemente democrático, enfatizando as necessidades dos usuários do SUS”, esclarece.

Ao convocar as Pré Conferências, a Prefeita Cláudia Oliveira optou por descentralizar as atividades, possibilitando o aprofundamento da participação popular no município. “É de suma importância envolver amplamente a população e garantir que os representantes da sociedade civil organizada participem e exponham anseios quanto ao aperfeiçoamento da saúde em Porto Seguro”, afirma.

Veja + Notícias/Geral