Bahia, 28 de Março de 2024
GUARATINGA

CREAS de Guaratinga realiza caminhada em combate a exploração sexual de crianças e adolescentes
O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Por: CREAS realiza caminhada em combate a exploração sexual de crianças e adolescentes vanessa Behy Caribé
19/05/2015 - 10:48:46

Uma caminhada foi realizada nesta segunda-feira (18) para marcar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em Guaratinga. A caminhada que faz parte da campanha de conscientização referente à data, foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Este ano o evento foi realizado no povoado de São João do Sul, pois segundo a coordenadora do CREAS, Edna Angélica, foi o local onde foi detectada a maior incidência de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Guaratinga, “a partir de denúncias e queixas pudemos constatar que aqui em São João do Sul era necessário um trabalho de conscientização maior” declarou a coordenadora do CREAS. 
O evento teve a participação maciça da comunidade e contou com a presença de Dr. Sinézio Júnior, Delegado da Polícia Civil de Guaratinga; dos Padres Valdo, Miguel e Lucimar, representando a Igreja Católica; da Pastora Clébia, da Igreja Batista; do CRAS Sul, do Bolsa Família, da equipe da Secretaria de Saúde, do Conselho tutelar e do CMDCA (conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente).
De acordo a Assessora Técnica, Helenice Pacheco, chamou a atenção para a co- responsabilidade na preservação da integridade física e psicológica de crianças e adolescentes " todos nós, pais, educadores, igreja e comunidade, temos o dever de proteger nossas crianças e adolescentes. Por isso a necessidade do diálogo, precisamos ficar atentos as reclamações dos nossos filhos" enfatizou Helenice.

A DATA
A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória – ES. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Veja + Notícias/Geral