Bahia, 29 de Março de 2024
SAÚDE

Programação mês da mulher contempla Unidade de Saúde do Mercado do Povo em Porto Seguro
O sábado, 14/03, foi de muita informação e prestação de serviços para as mulheres que compareceram a Unidade de Saúde do Mercado do Povo.
Por: Ascom-Secretaria de Saúde
17/03/2015 - 09:48:04

O sábado, 14/03, foi de muita informação e prestação de serviços para as mulheres que compareceram a Unidade de Saúde do Mercado do Povo. Uma programação especial foi dedicada para elas, por ocasião do mês da mulher, mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro. O evento foi prestigiado pela Secretária de Saúde, Edna Alves e contou com a participação da Secretária de Desenvolvimento Social, Lívia Bittencourt.

As mulheres que foram em busca de atendimento,  tiveram acesso a importantes serviços:  avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, testes  sorológicos para combater doenças sexualmente transmissíveis, consulta médica, atendimento odontológico, consulta de enfermagem, exame citopatológico, avaliação com nutricionista, palestras educativas com os NASF, consulta ginecológica, marcação de mamografia e exames,  vacinas, realização de ultrassonografia abdominal e obstétrica, cadastro do Bolsa Família, assessoria jurídico, além de receber orientações educativas de câncer de mama, colo do útero e planejamento familiar, como também distribuídos informativos sobre métodos contraceptivos e preservativos.

Para deixar o dia ainda mais agradável, como um símbolo de  carinho para as mulheres, foram oferecidas ações de beleza através da participação de cabeleireiros e maquiadores que cuidaram do visual delas, enaltecendo a sensibilidade feminina. Outra atividade social que marcou o dia foi o Bazar da Mulher, espaço direcionado para a venda de roupas, sapatos e acessórios, objetivando arrecadar fundos revertidos à APAE.

A cozinheira Joana Maria Araújo, de 53 anos, contou que está feliz com iniciativa e destaca que a mobilização tem resultados positivos. “Hoje vou fazer todas as minhas consultas, marcar exames, pois entendo que a saúde é muito importante, porque existem doenças que são silenciosas. Toda mulher de jovem a idosa tem que se cuidar”, destaca.

O evento itinerante, que se estenderá durante o mês das mulheres, acontecerá nas Unidades de Saúde do Arraial D’Ajuda, 21/03 e Trancoso, 28/03, “Estamos extremamente felizes, atendemos hoje mais de 200 mulheres, que vieram cuidar da saúde. A proposta desta mobilização é mostrar o quanto as mulheres são especiais, e sensibilizá-las sobre a importância do auto cuidado e busca pela qualidade de vida”, afirma a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Veja + Notícias/Geral