Bahia, 29 de Março de 2024
Por: A Gazeta Bahia
10/11/2019 - 08:15:18

Depois de vinte anos, o jornalista Jackson Domiciano volta a fazer o percurso Belmonte a Canavieiras, através do santuário ecológico Rio Ver o Peso. O percurso, um dos mais encantadores da Bahia, ainda está praticamente intacto,  cheio de belezas raras, onde  se ver, aves exóticas, e um verde de perder de vista. As margens do Rio Ver o Peso, é toda coberta por manguezais gigantes, árvores da Mata Atlântica e coqueirais centenários.
Das barrancas saem milhares de aratus e grauçás. Pequenas moradias, lembram as épocas remotas, onde vivem antigos catadores e pescadores.
A viagem através de pequenas lanchas, é prazerosa e muito bacana. Poucos recantos são mais bonitos. O ar é puro, e um azul cintilante se mistura com barra do Peso, hoje, quase deslocada para se juntar a barra de Canavieiras, consequências de fenômenos naturais.
Sentimos a ausência dos indicadores e placas orientadoras dos órgãos ambientais. Árvores gigantescas estão tombadas às margens do rio, a maioria, proveniente dos fenômenos naturais, mas que precisam de proteção e cuidados. Vale a pena fazer a viagem.

Veja + Notícias/Geral