Bahia, 24 de Abril de 2024
PORTO SEGURO

Com o apoio da Prefeitura Municipal, Projeto Presente na Escola busca melhorias para a Educação
Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o Observatório Social do Brasil (OSB) – Porto Seguro está desenvolvendo o projeto Presente na Escola, em unidades de Porto Seguro, Arraial d´Ajuda e Trancoso. Para falar sobre a proposta.
Por: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
14/10/2019 - 09:04:52

Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o Observatório Social do Brasil (OSB) – Porto Seguro está desenvolvendo o projeto Presente na Escola, em unidades de Porto Seguro, Arraial d´Ajuda e Trancoso. Para falar sobre a proposta, foi realizada uma reunião na Secretaria de Educação, dia 09 de outubro, com a presença da secretária Janis Souza; do coordenador do Observatório Social de Porto Seguro, Tadeu Prosdocimi e de representantes do OSB, Prefeitura, Conselho Municipal da Merenda Escolar e APLB.

De acordo com Tadeu, com a ajuda de voluntários e estagiários do OSB, o projeto prevê a realização de visitas dentro das escolas, monitorando aspectos como o controle da merenda escolar – incluindo questões como higiene, armazenamento dos produtos e cardápios; a estrutura física das cantinas, com seus equipamentos; e a presença dos servidores nas escolas públicas municipais. Em dois meses de atuação, o projeto já realizou 31 visitas em cinco escolas de Porto Seguro, quatro de Arraial e quatro de Trancoso. Segundo ele, a idéia é atingir 20 escolas em todo o município.
Durante as visitas, os voluntários registram as situações encontradas e em seguida são enviados para a Secretaria de Educação relatórios com dados, gráficos e fotografias das falhas detectadas. "O projeto só está funcionando, porque tem o total apoio da Secretaria de Educação e dos conselhos. A idéia não é jogar pedra e sim auxiliar a secretaria no monitoramento e na gestão da educação", afirma o coordenador Tadeu. Segundo ele, o projeto está em construção e todos podem participar e contribuir com sugestões. A ideia que os pais também possam acompanhar todo o processo, atrav&e acute;s da internet.
Para a secretária de Educação, Janis Souza, a parceria com o Observatório Social é muito bem vida, pois vai ao encontro da proposta da prefeitura em seu propósito de melhorar os processos, corrigir eventuais falhas e trabalhar para beneficiar o alvo principal de todo o sistema educacional, que são os alunos. "Nosso município é muito extenso, o número de alunos cresce a cada dia e enfrentamos dificuldades que se acumularam ao longo de anos. Temos conseguido avanços significativos, mas o apoio da comunidade, por meio de uma entidade como o Observatório Social é fundamental, não para buscar culpados, mas para nos ajudar com soluções que reflitam na melhoria do aprendizado de nossos alunos", enfatiza a secretária.

Veja + Notícias/Geral