Bahia, 18 de Abril de 2024
Por: PAT ECOSMAR
19/08/2019 - 09:22:50

Neste ultimo fim de semana aconteceu em Porto Seguro o “III Simpósio de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas” e a “VIII Reunião da Rede de RETAMANE.

O evento é realizado pela Rede de Conservação de Tartarugas Marinhas do Nordeste do Brasil (RETAMANE), em parceria com a Ong PAT ECOSMAR (membro da Retamane), na região conhecida como “Costa do Descobrimento”, que em 1º de dezembro de 1999 recebeu o título de Patrimônio Natural Mundial concedido pela Unesco devido ao excepcional valor para a ciência e a preservação dos seus ecossistemas costeiros e marinhos. Conforme os dados coletados ao longo de mais de 20 anos pela ONG PAT Ecosmar, na “Costa do Descobrimento” já foi registrada a presença das 5 espécies de tartarugas marinhas presentes no Brasil, sendo todas elas ameaçadas de extinção.   

O evento reúniu esse ano pesquisadores de 14 instituições, entre elas  Universidades, organizações do terceiro setor, Projeto TAMAR-ICMBio e Fundação Pro-TAMAR. Os especialistas provém de 8 estados, do Maranhão a Bahia, incluindo esse ano uma participação especial do  Espírito Santo. Esse ano a comissão cientifica selecionou vários trabalhos científicos que tratam de diferentes temas como biologia, ecologia, comportamento e conservação das cinco espécies de tartarugas  marinhas que ocorrem no nordeste do Brasil.

Após a realização do III Simpósio Cientifico houve a reunião da Rede de Conservação de Tartarugas Marinhas do Nordeste do Brasil, que ocorre anualmente entre os representantes das instituições para fazer um balanço das atividades da Rede e de seus membros e definir metas e estratégias para as atividades de pesquisa e de conservação das tartarugas  marinhos no nordeste do Brasil.


 

Veja + Notícias/Geral