Bahia, 29 de Março de 2024
ENTREVISTA EXCLUSIVA

Agazetabahia vai a Porto Seguro entrevistar o secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, veja as novidades para o Verão 2020
Entrevista exclusiva com o secretário Paulo César Magalhães, responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, do município de Porto Seguro, que nos contou sobre os avanços do setor e os preparativos para o Verão 2020
Por: A Gazeta Bahia
14/07/2019 - 10:12:59

  Entrevista exclusiva com o secretário Paulo César Magalhães, responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, do município de Porto Seguro, que nos contou sobre os avanços do setor e os preparativos para o Verão 2020, quando se completa 520 anos do descobrimento do Brasil.

O site agazetabahia.com conversou com o secretário, na tarde de sábado 13, no Eco Bahia Resort, na Cidade Histórica. Grande conhecedor do turismo naquela região, Paulo fez abordagens muito interessantes. Vale a pena ver o que ele disse.


Agazetabahia - Como o senhor consegue dar nitidez a esta pasta tão ampla?

Paulo César – Nossa Secretaria trabalha com profissionalismo. Temos uma equipe muito boa. A prefeita Cláudia Oliveira, tem visão ampla sobre o turismo, e nos dá todas as condições para desenvolvermos as ações. O trabalho que estamos realizando na Secretária de Cultura e Turismo, é melhor que em muitas capitais. Isso, em função de três eixos importantes: trabalho, foco e resultados.

Agazetabahia – Quais os resultados desse trabalho?

Paulo César – Estamos colhendo excelentes resultados. Uma prova disso, foram os mais 1,7 milhão de turistas que visitaram Porto Seguro em 2018. Nossas estimativas, são de que esse número cresça em torno de 7%. O equivalente a mais 120 mil visitantes, em 2019.  Estamos colhendo os resultados. A tendência é de crescimento ao longo dos anos vindouros. Porto é um destino com muitos atrativos. É grande, o fluxo de famílias que procuram este lugar. Uma coisa é certa. Porto está navegando na onda dos principais eixos do turismo no Brasil.

Agazetabahia – Quais as metas para 2019 e 2020?

Paulo César - Estamos colhendo os resultados. O ano de 2019 será muito bom, com aumento de 7% em números de turistas, como já falei. Também estamos focados em 2020, quando se comemora os 520 anos de Descobrimento do Brasil. Estamos planejando um grande calendário festivo, com promoção nacional e internacional. Estamos fechando parceria com uma grande empresa de cartão de crédito, que deve mudar a cara de Porto, nesse segmento, e trabalhando em uma vasta programação cultural para 2020, que vai de dezembro até 22 de abril.

Agazetabahia – O senhor poderia explicar detalhadamente

Paulo César – Vamos fazer um grande réveillon, um carnaval que ficará na história, o Festival do Descobrimento; seminário a nível nacional, reabrindo discussões a respeito do descobrimento do Brasil; o Festival de Cinema em Trancoso, e outras atividades importantes.

Agazetabahia – O senhor poderia fazer uma abordagem sobre o sucesso de sua pasta e as conquistas recentes.

Paulo César – Tudo foi muito bem planejado e estudado. Trabalhamos diuturnamente para que tudo de bom acontecesse. Veja que Porto recebeu 1,7 milhão de turistas. Um número bem elevado. O município tem a sorte de ter uma prefeita como Cláudia Oliveira. Ela incentiva, deixa a gente trabalhar, além de ser participativa. O Município realizou grandes eventos. O réveillon, o Carnaval com suas inovações, levando satisfações para os moradores e turistas. A cidade sempre cheia, com capacidade máxima. Este ano, tivemos uma grande festa de 22 de Abril, na Cidade Histórica, com atrações nacionais, o que proporcionou uma maior visitação por parte de turistas e moradores. A agora, em junho a prefeita fez o maior São Elétrico dos últimos tempos. A Passarela lotada. Uma festa impecável. A cidade toda decorada. Isso trouxe bons dividendos para o comércio e a rede hoteleira.

Para o verão 2020, as expectativas são as melhores. Isso engloba os quatro destinos: Caraíva, Arraial D´Ajuda, Trancoso, e a cidade de Porto com toda sua beleza e o Litoral Norte. Quatro forças dentro do mesmo local. O turismo é um processo que nunca termina. Estamos buscando estimular, e desenvolver a capacitação permanente. Como disse no início: promoção, melhorias e resultados.

Veja + Notícias/Geral