Bahia, 15 de Julho de 2019
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
02/04/2019 - 16:42:56

Enfermeiros que integram a rede de Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Porto Seguro participaram nesta terça-feira, 2/04, de um treinamento atualizado enfatizando a relevância da coleta do exame citopatológico, direcionado a prevenção do câncer de colo do útero.

Objetivo

A atualização, coordenada pela diretora do programa saúde da mulher, Vanessa Trevisol, foi ministrada pela Dra Sônia Regina Vitorelli. O evento ocorreu no auditório do Complexo de Regulação, tendo por finalidade ampliar o aperfeiçoamento técnico dos profissionais de saúde, com base nas metodologias preconizadas pelo Ministério da Saúde, fortalecendo a resolutividade da assistência e atenção aos cuidados para o público feminino.

"Toda capacitação visa aprimorar os conhecimentos, qualificar o atendimento realizado pelas equipes, nas unidades de saúde da família, como forma de prevenir e detectar precocemente o câncer de colo do útero, e dessa forma reduzir a mortalidade de mulheres, sobretudo unificando os saberes essenciais dos enfermeiros que atuam diariamente com as pacientes, ofertando assistência especializada e humana", esclarece a diretora do programa saúde da mulher, Vanessa Trevisol.

Roteiro

Entre os tópicos apresentados, destaque para a aplicação de procedimentos adequados para correta avaliação da área genital feminina, durante os atendimentos ginecológicos. Outros aspectos também foram discutidos, a exemplo da prevenção educacional por meio do uso do preservativo, da vacinação no combate ao HPV, doença sexualmente transmissível causada pelo papilomavírus, responsável por causar lesões precursoras do câncer de colo de útero, garganta e áreas genitais, bem como o rastreamento celular por meio do exame anual citopatológico, envolvendo mulheres de 25 a 64 anos.

Atividade prática

Ao término da capacitação, as equipes deslocaram para unidade de saúde Heraldo Lima, onde aconteceu aula prática, supervisionada pela Dra Sônia Regina Vitorell, com a presença de pacientes em processo de atendimento ginecológico.

Veja + Notícias/Geral