Bahia, 25 de Abril de 2024
Por: A Gazeta Bahia
21/03/2019 - 09:29:43

Uma boa reportagem produzida pelo programa Café Rural esta semana, mostra o drama e o desespero vivido pelos cafeicultores do município de Itabela, no extremo sul da Bahia.

A triste realidade vivida por centenas de produtores está despertando amplas discussões sobre este momento crítico. Desesperados, quando fazem as contas, e percebem que mesmo com a colheita, não sobrará dinheiro nem para manterem seus negócios.

Sob o sol escaldante e insolação intensa nos últimos noventa dias, as plantações de café estão definhando, ressecadas e desnutridas. Os frutos que seriam colhidos neste período, embora, em áreas irrigadas pareçam esverdeadas, as sementes estão murchas. A quebra da produtividade chega a atingir 80%, além dos altos custos, custeios e despesas enormes. O retrato é muito triste. Muitos não vão ter condições de fazer a colheita. Já que as despesas serão maiores que os lucros.

O município de Itabela, que é referência na cafeicultura baiana, passa por um dos piores momentos de sua história. A quebra da safra este ano, vai trazer prejuízos incalculáveis para toda sociedade.

Veja + Notícias/Geral