Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Secom Itagimirim
14/03/2019 - 09:27:41

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em ruas, praças e terrenos baldios no município, a Prefeitura de Itagimirim vem realizando uma série de ações planejadas, a fim de eliminar o mosquito que é transmissor de diversas doenças, tais como: Dengue, Zika, Chikungunya.

Na última segunda-feira, 11 de Março, a Prefeitura de Itagimirim através da Secretaria Municipal de Saúde deu inicio a “Ação Fumacê”. A Campanha em questão é mais uma ofensiva da prefeitura do município no combate ao mosquito e seus criadouros, em toda área urbana da cidade.

O secretário municipal de Saúde, Leopoldo Lacerda, ressaltou que a efetivação dessa ação é mais uma das preocupações da prefeita Devanir Brillantino na melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

- Com as chuvas que normalmente caem na cidade nos meses de Março e Abril, devemos tomar todas as medidas cabíveis para reforçar a prevenção contra a dengue e outras doenças, assim como, o controle epidemiológico feito pelos nossos agentes. Com essa ação, temos a intenção de sensibilizar a população sobre a necessidade de tomar medidas preventivas. O trabalho de todos; órgãos públicos, privados e sociedade civil organizada é a forma mais eficiente de combater o mosquito - afirmou Leopoldo.

Leopoldo ainda lembrou que é muito importante que a população siga as orientações dos técnicos no momento da aplicação do produto nas residências.

• Abra portas e janelas quando o agente passar pela rua para que as gotículas do inseticida chegue até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga.

• Lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida ou guarda-los em locais onde não há contato com o inseticida.

• Descartar todo o resto de comidas ou bebida dos animais.

• Manter-se longe do veículo/ou agente enquanto estiver realizando os trabalhos.

A aplicação do inseticida tem com objetivo atingir, principalmente, as fêmeas do mosquito causador das doenças.

Em Itagimirim os agentes de endemias em parceria com agentes de saúde trabalham com a meta de visitar todas as residências do município com o objetivo de informar sobre os perigos das doenças, e também no controle e tratamento das caixas d’águas.

A prefeita Devanir Brillantino informou que a prefeitura de Itagimirim vem dando total apoio e suporte às equipes nessa guerra, e, lembrou que recentemente fez entrega de material e equipamentos para que a equipe estivesse preparada e bem equipada para o enfrentamento e combate ao temido mosquito.

Veja + Notícias/Geral