Bahia, 20 de Abril de 2024
Por: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
15/11/2018 - 12:15:30

Representantes das principais associações de pequenos agricultores do município participaram, na manhã de 10/11, de reunião com o secretário de Agricultura de Porto Seguro, Aliomar Bittencourt, quando, foram apresentados os novos produtos que serão utilizados na preparação da merenda escolar das escolas públicas da rede municipal de ensino. O encontro foi realizado na sede da Associação de Agricultores do Extremo Sul, localizada na Orla Norte Km 2.
A cada ano a Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Agricultura (Seagri) vem trabalhando pelo fortalecimento do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), através do qual a Secretaria Municipal de Educação adquire produtos da agricultura familiar para utilizar no preparo da merenda escolar. Atualmente, 37% das frutas, legumes e hortaliças que servem de base para alimentação dos alunos são adquiridos dos pequenos agricultores da região, que estão pleiteando a ampliação do investimento para 50% do total.
Entre os novos produtos que irão compor a merenda estão: filé de tilápia, ovos, feijão, farinha de mandioca, beiju, bolos, polpa de frutas, além de hortaliças, frutas e legumes como cenoura, beterraba, cebola, mamão e rúcula. "Esse programa é importante, porque além de gerar renda para os pequenos agricultores, leva saúde para nossos alunos, através de alimentos de qualidade, como a polpa natural da fruta, que irá substituir o suco industrializado", diz o secretário Bittencourt.
Entre as associações representadas no encontro, estavam a Associação de Horticultura de Vera Cruz, Acauf, Mulheres em Ação, Roça do Povo, Santa Rita, Cooperativa Mista, Nova Esperança e Associação de Agricultores do Extremo Sul, representada pelo seu presidente, Osvaldo Inocêncio.

Ascom - Prefeitura de Porto Seguro

 

Veja + Notícias/Geral