Bahia, 19 de Novembro de 2018
Por: A Gazeta Bahia
08/11/2018 - 10:44:49

Como todos sabem, Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Estas ações levam em conta o crescimento econômico alinhado à proteção do meio ambiente para as gerações atuais e futuras, garantindo a sustentabilidade.

O Frigorífico Boi Nativo, instalado no município de Eunápolis há cerca de três anos e meio, vem implantando políticas de desenvolvimento sustentável, que estão mudando toda a característica ambiental na indústria e em seus arredores.

Visando desenvolver novos processos que vão da preservação ambiental, tratamento de efluentes e todas as águas, o diretor do Frigorífico, André Lima contratou a empresa NCH, uma das maiores do mercado, com mais de 90 anos de atuação, visando revolucionar através do desenvolvimento sustentável.

Ao assumir a empresa, os diretores do Boi Nativo se depararam com o ambiente totalmente fora dos padrões. A começar pela grande infestação de urubus, mal cheiro que tomava conta de toda localidade, contaminação total das lagoas, falta de cuidado com os resíduos sólidos e o sangue, materiais jogado diretamente nas lagoas de decantação.

Hoje, todo ambiente no Frigorífico Boi Nativo, tornou-se um exemplo de zelo, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Após visitar mais de 20 frigoríficos em diversos estados, André Lima desenvolveu novas tecnologias para sua empresa, tendo como exemplo, a refrigeração 100% automatizada, otimização na hora do abate, qualificando o produto e dando conforto ao funcionário; e a descontaminação das três lagoas de decantação que hoje encontram-se seguindo todas as normativas com suas águas servindo para irrigações em áreas próximas. “A meta é fazer uma criação de peixes na terceira lagoa, provando que ela está pronta e totalmente limpa”, disse André.

O sangue que antes era jogado na lagoa, está sendo comercializado semi-industrializado para a criação de peixes e para a suinocultura.

O conteúdo ruminal que também era jogado fora, hoje é utilizado no processo de compostagem em áreas no entorno do empreendimento. Outra grande novidade foi a aquisição do equipamento “espanta pássaro”, inédito na região.

As atitudes sustentáveis empreendidas pelo Frigorifico Boi Nativo servem de exemplo para muitas empresas instaladas na região e na Bahia.

Veja + Notícias/Geral
GOVERNO

O presidente eleitor, Jair Bolsonaro diz que soberania e leis do Brasil devem ser respeitadas
Em meio a reações como a do governo cubano que decidiu suspender a parceira com o Programa Mais Médicos, o presidente eleito Jair Bolsonaro voltou a defender hoje (19) a manutenção dos valores e princípios brasileiros. Numa rede social, ele disse que o país vai manter as boas relações [diplomáticas], mas exigirá respeito à sua soberania.