Bahia, 24 de Abril de 2024
Por: A Gazeta Bahia
15/10/2018 - 10:50:41

Os moradores do município de Eunápolis, principalmente as donas de casa, estão passando por maus momentos, devido à grande quantidade de fuligens que caem em suas residências. As partículas de folhas queimadas são trazidas pelo vento provenientes de vários pontos.
As fuligens são produzidas pelas queimadas, que são geralmente ocasionadas pelas pessoas que utilizam o fogo para limpar seus terrenos, dos incêndios provocados por fazendeiros, e outras causas. Vale lembrar que a limpeza de terrenos em áreas urbanas, com a utilização de fogo é enquadrada como crime ambiental e cabe prisão.
Em épocas do ano mais quente, com a baixa umidade do ar, e os ventos fortes, o risco de proliferação de pequenos focos de incêndio são grandes, uma vez que, se alastram com muita rapidez e facilidade, não dando tempo de serem apagados antes de ganharem maiores proporções.
Além do fogo para fazer a limpeza do terreno, outro vilão muito comum, geralmente em rodovias, são as pontas de cigarros que são jogadas pelas janelas dos veículos.
Em nossa cidade, temos observado recentemente, esses focos em vários pontos da BR 367, no buracão nas imediações do trevo para Porto Seguro e outros locais.
Além do incômodo diário às donas de casa, as fumaças e fuligens trazidas pelos ventos têm provocado danos à saúde da população. Causam complicações como asma, bronquite, e atingem, principalmente, crianças e idosos. “Essas partículas entram pelo pulmão e vão direto para a corrente sanguínea, diminuindo a capacidade pulmonar. Isso vai levar a um aumento dos problemas respiratórios e o tratamento pode ser feito através da ingestão de muito líquido”, disse a especialista Cláudia Poubel Marques.


Incêndio próximo a Eunápolis, na BR 367 - A Gazeta Bahia

 

 

Veja + Notícias/Geral