Bahia, 17 de Abril de 2024
OUTUBRO ROSA

Prevenção contra o câncer de mama em Porto Seguro
A 6º edição do Porto Seguro Rosa: uma atitude de peito, relevante e exitoso projeto implantado em 2013, está chegando para mobilizar a sociedade sobre a intensificação da luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Porto Seguro, em atuação integrada a Secretaria de Saúde, desenvolverão atividades simultâneas voltadas às mulheres.
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
27/09/2018 - 14:23:00

A 6º edição do Porto Seguro Rosa: uma atitude de peito, relevante e exitoso projeto implantado em 2013, está chegando para mobilizar a sociedade sobre a intensificação da luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Porto Seguro, em atuação integrada a Secretaria de Saúde, desenvolverão atividades simultâneas voltadas às  mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, em todas as unidades de saúde da família, como parte da ampliação das estratégias de rastreamento e diagnóstico preventivo no combate a doença, que este ano apresenta estimativa de 59.700 novos casos, conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Lançamento Oficial

O Projeto de conscientização contra o câncer de mama será apresentado ao público no dia 1º de outubro, às 14h, na Câmara de Vereadores, contando com a presença da prefeita Cláudia Oliveira e do secretário de saúde, Kerrys Ruas. Dentre os dados promissores desde a criação da Campanha Municipal, destacam-se a produção ambulatorial de mamografias viabilizadas no SUS. De 2012 a 2018, 21.316 exames foram ofertados, de acordo com dados computados pelo Ministério da Saúde - Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e SISCAN – Sistema de Informação do Câncer. Dados processados em 30/07/2018. 

A grande caminhada pela vida tem data marcada: 31/10, com a concentração no Trevo do Cabral. A Prefeita Cláudia Oliveira convida moradores e turistas para o tradicional evento de mobilização. "Chegamos ao 6º ano do Porto Seguro Rosa, são grandes avanços no que diz respeito a ampliação preventiva, através do rastreamento da doença, como também o diagnóstico primário e a oferta do tratamento imediato nos casos positivos. Os números mamografias nos últimos 6 anos resultam de todo esforço aplicado por uma gestão comprometida, mas queremos ir além e a nossa meta principal é a prevenção baseada na permanente promoção à saúde, mas a participação social é indispensável. Estejam conosco dia 31 de outubro lutando em favor da vida", enfatiza.

Veja + Notícias/Geral