Bahia, 23 de Abril de 2024
Por: Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
04/08/2018 - 10:19:14

Agosto é o mês mundial do Aleitamento Materno e, para lembrar a importância dessa data, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em execução integrada ao Programa Saúde da Criança, promoverá de 01 a 31, em todas as unidades de saúde da família, ações educativas enfatizando os benefícios da amamentação, que terá como tema este ano  "Estreitando os vínculos junto a amamentação através da paternidade responsável".

Incentivo aos papais

De acordo com a Diretora Saúde da Criança e do Adolescente, Thais Barbosa, o  objetivo é estimular a participação direta dos pais durante o período gestacional, parto e pós parto, auxiliando a mãe no cuidado do bebê, favorecendo a abrangência do vínculo entre o casal.

Temáticas apresentadas

Entre os tópicos que serão abordados durante a jornada de atividades do agosto dourado, ênfase  para: necessidade da amamentação as crianças na primeira infância; estimular gestantes, pais e a população sobre a intensificação das ações visando proteger, promover e apoiar o aleitamento materno; incentivar o interesse dos pais em desenvolver a paternidade responsável; orientações sobre as técnicas corretas de amamentação, rompendo mitos e tabus.

Indicadores

Conforme levantamento computado no Sistema de Informação SESAB/SUVISA, Porto Seguro registrou ano passado 2765 nascidos vivos de mães que residem no município. De janeiro a junho de 2018, o quantitativo está na ordem de 1486.  A Secretaria de Saúde promove ações de atenção integral à gestante e ao recém-nascido na rede de Atenção Básica, nas unidades de saúde da família, como parte estratégica do cuidado assistencial do SUS. 

Veja + Notícias/Geral