Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Bahia Notícias
19/07/2018 - 10:09:05

O Sebrae Bahia realiza pesquisas que traçam as principais características de quem opta por viajar para alguns dos principais atrativos da Bahia. As informações têm como base as entrevistas presenciais assistidas com 4.010 turistas, entre 2016 e 2018, em Ilhéus, Itacaré, Porto Seguro (sede e destinos) e Morro de São Paulo.

No geral, os destinos baianos vêm deixando uma boa impressão, fazendo com que muitos turistas retornem – 62% já visitaram o destino em outras ocasiões, contra 38% que vêm pela primeira vez. Esse perfil de turista que volta ao mesmo destino é mais comum em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda. Já Morro de São Paulo se destaca entre os que estão visitando pela primeira vez.

Entre as conclusões dessa análise está a de que o turista que visita os destinos baianos tem, em sua maioria, entre 31 e 55 anos (52%). A faixa etária é seguida pelo público mais jovem, de 18 a 30 anos (34%), e por uma pequena fatia de turistas com mais de 55 anos (13%). O gênero é bastante dividido (55% mulheres, 45% homens), e 76% dos viajantes têm, pelo menos, ensino superior.

Os turistas do Sudeste abocanham quase metade da fatia dos visitantes (48%), seguidos pelo turismo interno, com viajantes do próprio estado (28%). O destino preferido de quem vem do Sudeste é Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Já entre os baianos, as cidades mais cotadas são Ilhéus e Itacaré. Morro de São Paulo também se destaca, sendo o preferido dos turistas internacionais e do Sul do Brasil.

Veja + Notícias/Geral