Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
20/04/2018 - 08:28:55
Mais de 7 mil moradores de Porto Seguro serão beneficiados com a Feira Cidadã, aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, 19/04, na Passarela do Descobrimento. O evento, idealizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, prossegue até domingo com a oferta de diversos serviços para a população na área da saúde e ação social, contando com atuação entregada da Secretaria de Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Trânsito e Serviços Públicos, Cultura e Turismo, além da Guarda Municipal e Polícia Militar.

"A Feira Cidadã é uma ação humanizada que por onde tem passado tem proporcionado ao cidadão uma série de políticas públicas e serviços diversos de extrema relevância no âmbito da saúde e social. Agradeço toda a colaboração do Governo do estado, das Voluntárias Sociais da Bahia, na pessoa da primeira-dama, Aline Peixoto, de todos os profissionais envolvidos da gestão municipal,  pois quando iniciativas semelhantes a essas acontecem quem ganha são as pessoas e a população de Porto Seguro convictamente está sendo muito beneficiada", afirma a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.

Serviços e ações

Destacado por grande infraestrutura distribuída por 9 carretas instaladas no local, cerca 3.500 pessoas receberam durante todo o dia atendimentos gratuitos, como aferição da pressão arterial, avaliação do índice glicêmico, exames de mamografia, ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles), eletrocardiograma, consultas de ginecologia (preventivo),  clínico geral, odontologia ,fisioterapia, nutrição, atualização do calendário vacinal,  testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, serviços do SAC Móvel, com a emissão da 2º via do RG, confecção do cartão SUS, além do espaço destinado as crianças com a brinquedoteca e orientações educativas sobre responsabilidade no trânsito.

Mapeamento de catarata e oferta de prótese dentária

Exames oftalmológicos e rastreamento para cirurgia de catarata de idosos acima de 60 anos, diagnosticados com a doença, estão sendo realizados. Para as pessoas que apresentarem, durante o exame oftalmológico, a necessidade do uso de lentes corretivas, estão sendo ofertadas armações de óculos. O cidadão, por exemplo, que necessitar de prótese dentária também está tendo acesso a  reabilitação bucal, em todas as suas funções estética, da fala e mastigação, através do tratamento. 

Satisfação dos usuários

Dona Elenildes Damasceno, 57 anos, chegou cedo para fazer o exame de mamografia. "Para mim, esse evento é uma maneira de atender um grande público, facilitando a vida de tantas pessoas que precisam, assim como eu, que anualmente faço consulta preventiva do câncer de mama", diz.

Marlene Souto, 30 anos, foi uma das muitas pessoas que foram obter a 2º via do RG. "É uma ótima oportunidade para a população ter à disposição tantos serviços. Eu, por exemplo, já fazia tempo que preciso da 2° via da minha carteira de identidade. Hoje vou sair daqui com ela, é muito bom", afirma.

Com problemas oculares recorrentes, Agnela Fernandes não perdeu a oportunidade de ser avaliada no primeiro dia da feira cidadã. "Hoje vim cuidar dos meus olhos. Essa grande feira vai proporcionar, além de tantos serviços, a possibilidade de oferecer mais saúde a quem realmente precisa", ressalta.

Veja + Notícias/Geral