Bahia, 29 de Março de 2024
Por: A Gazeta Bahia
19/03/2018 - 08:35:46
Cento e sessenta e oito vidas preservadas. Este foi o alcance das ações das polícias Militar e Civil na Região Integrada de Segurança Pública/Sul, que possui mais de 2 milhões de habitantes, resultando na redução de 13,2% em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 2017, comparado ao ano de 2016. Nesta região, a Área Integrada de Segurança Pública 35, composta por oito municípios – Eunápolis, Itapebi, Belmonte, Itagimirim, Itabela, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Guaratinga – apresentou a maior redução, 17,5%, representando a preservação de 53 vidas.
 
A Aisp 35 é uma das agraciadas pelo Prêmio por Desempenho Policial (PDP) – premiação semestral paga pelo Governo do Estado às equipes policiais que conseguiram bater a meta de 6% no número de crimes violentos letais contra a vida. Comparando o segundo semestre de 2017 ao mesmo período de 2016, a diminuição de mortes violentas foi de 36,1%, passando de 158 casos para 101.
 
O comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Eunápolis), major Florisvaldo Ribeiro, esclareceu que para obter esses resultados foram realizadas ações de prevenção e combate ao tráfico de drogas nas zonas rual e urbana. “Inclusive, na 'Operação Peto Rural' intensificamos as rondas nas áreas de maior incidência e conseguimos uma boa resposta”, disse.
 
O oficial ainda destacou que as atividades da Ronda Escolar, nas instituições de educação, auxiliaram no trabalho social, apresentando aos jovens a preocupação da polícia com a tranquilidade deles. “Isso nos ajuda a mostrar que estão seguros onde quer que estejam. Fizemos palestras de conscientização e prevenção, que nos aproximaram ainda mais da comunidade escolar”, ressaltou major Ribeiro.
 
A inauguração de uma Base Avançada da Rondesp/Sul, em Eunápolis, ano passado, também contribuiu para que as demandas daquela área também fossem atendidas. Major Florisvaldo Ribeiro contou ainda que as ações conjuntas com a 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior, foram indispensáveis para a elucidação dos homicídios cometidos.
 
Já o delegado Moisés Nunes Damasceno, titular da 23ª Coorpin, destacou que mais de 80% das mortes foram elucidados em Eunápolis. “Os responsáveis por mais de 20 casos foram presos e, depois disso, os números de CVLI despencaram”, disse orgulhoso, acrescentando que as análises estratégicas com foco na localização dos homicidas foram imprescindíveis para as reduções.
Veja + Notícias/Geral