Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
27/02/2018 - 15:53:52

A fim de motivar a prática regular de exercícios físicos, promover qualidade de vida e bem-estar, a Prefeitura de Porto Seguro entregou à comunidade, na tarde desta segunda-feira, 26, duas academias ao ar livre em importantes espaços públicos do município.

O prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, acompanhado dos secretários de Esporte e Lazer, Enildo Gama; de Saúde, Edna Alves; de Obras, José Carlos; o vereador Rodrigo Borges que fez a indicação, além de outros vereadores; autoridades e cidadãos inaugurou o primeiro equipamento num dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, a charmosa Praça das Pitangueiras. Lá, jovens, adultos e idosos poderão praticar esportes num ambiente fresco, avistando a Praia do Cruzeiro, onde um extenso calçadão já é usado para caminhadas e cooper.

Em seguida, o prefeito seguiu com a comitiva para o distrito de Arraial D’Ajuda, onde se encontrou com os vereadores Dilmo Santiago e Evanildo Lage (Van Van), responsáveis pela indicação da obra, para celebrar este benefício junto à comunidade. A academia ao ar livre foi montada no Parque Central, onde moradores e turistas poderão utilizar os equipamentos para atividades esportivas e recreativas, bem como, através dos programas municipais já em planejamento para atender de forma sistemática ao idoso.

 

Saúde

A academia ao ar livre é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos devem ser dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas como a Estratégia da Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde.

 

Infraestrutura

Os dois novos espaços contam com equipamentos modernos e resistentes à ação do tempo, com placa indicativa da maneira correta de se fazer cada exercício.  Os aparelhos simulam atividades como caminhada, remada e outros exercícios, sempre com o objetivo de alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. O equipamento pertence à população e faz parte de um convênio entre o Ministério dos Esportes / Governo Federal e a Prefeitura de Porto Seguro.

“Esta conquista faz parte de um pleito iniciado ano passado que conseguimos concluir agora. Acreditamos que o equipamento vem para incrementar a cultura do esporte na comunidade e estaremos lutando para que possamos levar a academia a céu aberto também para outros bairros da sede e distritos”, falou o prefeito, Beto Nascimento, sobre mais este benefício à comunidade.

Veja + Notícias/Geral