Bahia, 28 de Março de 2024
Por: A Gazeta Bahia
18/02/2018 - 08:57:13

Os municípios da região Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, têm a mesma vocação agrícola, muita potencialidade. No entanto, trabalham o setor de forma amadora e sem consistência, mesmo com os esforços individuais de muitos agricultores que lutam e buscam melhorias e alternativas para suplantarem suas dificuldades. Isso, em todos os sentidos.

A região ainda é muito nova.  Temos esse entendimento.  Como se não bastasse, o Governo do Estado tem sido vacilante. A Secretaria de Agricultura do Estado é muito distante, quase não aparece. 

Fora isso, setores do Governo, como a Ceplac, Adab e outros, estão capengando. As estradas vicinais não apresentam condições ideais para o escoamento da produção.

Os municípios da referida região não têm a cultura da Agricultura. Os sindicatos dos produtores estão sem recursos. O corte de verbas para o Senar, impedem que os agricultores recebam orientações técnicas. O Ministério da Agricultura sofreu cortes na ordem de 46% das despesas.

Por outro lado, as diversas atividades no setor, continuam fragilizadas. Não existem unidades. Cada um faz do seu jeito, individualmente e isoladamente.

Dessa forma, a agricultura  continuará no viés da familiaridade. Poucos conseguem torná-la fortalecida. 
 

Veja + Notícias/Geral