Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Marco Dabus e Marina Pape
31/01/2018 - 09:38:32

Com o objetivo sociocultural de disseminar a música clássica e proporcionar ao público a experiência única de assistir a espetáculos com renomados artistas brasileiros e internacionais, a organização do Música em Trancoso realizará  seis concertos gratuitos e ao ar livre durante os dias do festival, na Praça do Bosque e em praias do município. O Mozarteum também subsidiará o preço do ingresso para os moradores da região, restrito a pessoas com baixa renda, dando oportunidade para que novas plateias tenham acesso à programação do festival. O valor para a comunidade será de R$20,00 para cada dia de concerto e os ingressos estarão à venda a partir de 01/02, quinta-feira, às 10h, horário de Brasília, pelo ingressorapido.com.br/trancoso2018 (detalhes no serviço abaixo).

Um dos eventos culturais mais importantes do País, a 7ª edição do Música em Trancoso (de 03 a 10 de março) levará ao sul da Bahia cerca de 250 músicos, entre solistas, cantores e integrantes de grandes orquestras, a maioria de reconhecimento internacional. Serão oito noites de apresentações no Teatro L’Occitane: Música Sinfônica + Quadros de uma Exposição (03/03), Música Sinfônica + Porgy & Bess (04/03), Breakdance (05/03), Divas (06/03), Jazz & Soul (07/03), Música de Câmara (08/03), Broadway (09/03) e Ópera (10/03).

“O evento consolidou-se também como uma alternativa econômica para a região, gerando negócios e oportunidades de empregos para a população local na baixa temporada, além de ter um inestimável valor sociocultural. Nada mais justo que seus moradores possam usufruir de espetáculos exclusivos e de altíssima qualidade”, afirma Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum.

Programação gratuita ao ar livre

Durante os dias da 7ª edição do Música em Trancoso, a paradisíaca cidade do sul da Bahia será tomada por diversas atividades recreativas e educativas, para visitantes e residentes. Em 2018, o Mozarteum Brasileiro aumentou a programação gratuita do festival, com seis apresentações e aulas ao ar livre, abertas ao público - quatro a mais que nos anos anteriores.

Para as crianças, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro - OAMB fará duas apresentações no Bosque do Quadrado. Na primeira, no dia 06 de março, às 12h30, o Grupo de Metais da OAMB mostrará ao público infantil as diferentes sonoridades dos instrumentos de metal e sopro. Já no dia 08 de março, a orquestra executará a peça do compositor ucraniano Sergei Prokofiev, Pedro e o Lobo,conhecida por sua função pedagógica, pois permite ensinar às crianças a sonoridade dos instrumentos.

Também com o propósito de envolver a comunidade local, o grupo de breakdance Flying Steps e a cantora de jazz Brenda Boykin se apresentarão e farão workshops gratuitos em duas oportunidades. Os dois marcarão presença, em dias diferentes, no Bosque do Quadrado, e o grupo de dança alemão já confirmou uma apresentação de breakdance no Flyclub Trancoso, na praia dos Nativos.

Além disso, nas escolas Higina Cristo, em Trancoso, e Eduardo Brigadeiro Gomes, em Arraial d´Ajuda, haverá aulas de iniciação musical para crianças, no dia 5 de março, das 9h00 às 10h30. Essas aulas especiais são conduzidas pelos músicos bolsistas da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e têm o objetivo de mostrar, bem de perto, o mundo da música clássica, para que as crianças se sintam inspiradas e interessadas nos instrumentos e na atuação de uma orquestra.

Veja + Notícias/Geral