Bahia, 21 de Janeiro de 2018
Por: Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
27/11/2017 - 16:13:59

Na última quarta feira, 22/11, as dependências do Laboratório LACEN, em Porto Seguro, receberam grande público masculino em razão do dia D de mobilização no combate ao câncer de próstata.  A atividade, promovida pela Secretaria de Saúde, faz parte da 4º edição do Novembro Azul, campanha implementada simultaneamente, através de extenso cronograma, em todas as unidades de saúde do município. Considerando a  importância preventiva da saúde integral da população masculina e objetivando intensificar as ações descentralizadas no combate ao câncer de próstata, o evento registrou a adesão expressiva de 500 homens que compareceram a unidade.

“A cada ano, o Novembro Azul em Porto Seguro obtém maior adesão do público masculino, demonstrando o crescimento no número de homens interessados em cuidar da saúde, contrariando a tese do preconceito. Estamos muito felizes pelo comparecimento significativo ao Dia D em prol do bem estar integral deles. Acreditamos que este êxito é fruto do trabalho responsável da gestão municipal e de toda equipe de profissionais da saúde que diariamente se empenham em transmitir conscientização e promover atendimentos com qualidade", diz a secretária de saúde, Edna Alves.

Serviços ofertados

Marcado pela diversidade de serviços, composto pela atuação multidisciplinar das equipes da atenção básica, foram ofertados exame Antígeno Prostático Específico (PSA), para detecção precoce do câncer de próstata, realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aferição de pressão, avaliação glicêmica, consultas médicas, palestras educativas sobre os fatores de risco do câncer de próstata e alimentação saudável, atualização do cartão de vacina e atendimento odontológico. 

PSA em números

Conforme dados atualizados pelo LMRR, o município contabiliza de janeiro a outubro de 2017, 2.028 exames de Antígeno Prostático Específico –PSA Total e Livre- ampliando o rastreamento no combate ao câncer de próstata.

Homem também se cuida

Aos 64 anos, o funcionário público, José Bernardino de Carvalho, é avesso ao preconceito, faz 15 anos que iniciou os exames preventivos. "O homem deve deixar o preconceito de lado e procurar o quanto antes a prevenção, que é o melhor tratamento que tem. Depois que adoece, e se for grave, dependendo do caso, a cura pode não acontecer. Por isso, eu não brinco com a minha saúde. Hoje estou aqui e trouxe um amigo também", afirma.

Ednei Silva, 43 anos, almoxarife, participa pela primeira vez do Novembro Azul, a nova experiência é marcada também pela lembrança do falecimento do irmão em decorrência do câncer de próstata. "Meu irmão, de 65 anos, infelizmente morreu dessa doença, procurou tratamento, mas já foi tarde, porque estava avançado, ele não costumava ir ao médico. Doe perder um irmão assim, eu tomei a decisão de cuidar da minha saúde para evitar algo ruim", avalia.

Veja + Notícias/Geral
PORTO SEGURO

Tribunal de Justiça da Bahia inaugura novas instalações do Fórum da Comarca de Porto Seguro
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, esteve na manhã desta quinta-feira (18), em Porto Seguro para inaugurar as novas instalações do fórum da Comarca Osório Borges de Menezes.