Bahia, 29 de Março de 2024
Por: Jackson Domiciano
16/08/2017 - 09:14:37

O Ibama - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis, está convidando a população e interessados para Audiência Pública para o RIMA das obras de duplicação da BR-101/ BA, trecho que compreende do km 166,5, no entroncamento com a BR-324 em Conceição do Jacuípe, até o Km 708,8 no entroncamento com a BR-367, na cidade de Eunápolis.

A Audiência acontecerá no próximo dia 24, no salão de eventos do Hotel Portal, às 19:00hs.

A audiência Pública acontece em um momento muito delicado economicamente, quando o governo federal faz enormes cortes em seu orçamento e anuncia um rombo de R$ 159 bilhões em suas finanças para o balanço de 2017 e 2018. Portanto, o trecho em evidencia para ser duplicado poderá não acontecer a longo prazo. Vejam por exemplo, o trecho baiano, com apenas 165 km, entre Feira de Santana até a divisa com o estado do Sergipe, até o momento não foi concretizado, muito embora, tenha recebido a ordem de serviço que foi assinada em 2014, pelo então governador Jaques Wagner, e o então ex-ministro do Transporte, Paulo Sérgio Passos.

Mais recentemente, a EcoRodovias, a empresa responsável, pela duplicação do trecho no estado do Espirito Santo anunciou que estava abandonando a obra por falta de recursos e burocracia nas questões ambientais.

Em 2015, o governo federal anunciou o corte de R$ 67,5 milhões no repasse de verbas federais para pavimentação de rodovias, provocando prejuízos enormes a infraestrutura viária.

Portanto, a Audiência Pública que acontecerá no próximo dia 24, voltada para a duplicação da BR-101, no extremo sul da Bahia, poderá ser um evento que se concretizará daqui a alguns anos.

Enquanto isso, a expectativa da população e de investidores são frustrantes diante da quebradeira do poder público.

Veja + Notícias/Geral