Bahia, 25 de Abril de 2024
SAÚDE/PORTO

Prefeitura de Porto Seguro realiza Mutirão de glaucoma
A Prefeitura de Porto Seguro tem a prevenção como principal mecanismo de combate ao glaucoma, doença que desencadeia a cegueira irreversível quando não diagnosticada precocemente. Devido a importância da detecção preventiva.
Por: Ascom-Prefeitura de Porto Seguro
30/06/2017 - 09:49:22

A Prefeitura de Porto Seguro tem a prevenção como principal mecanismo de combate ao glaucoma, doença que desencadeia a cegueira irreversível quando não diagnosticada precocemente. Devido a importância da detecção preventiva, a Secretaria de Saúde, em parceria com o CENOE, promoveu na manhã do dia 29/06 mutirão de triagem e diagnóstico de glaucoma para os moradores dos distritos de Arraial D'Ajuda e Trancoso, acima dos 40 anos. As ações foram realizadas no Centro de Referência em glaucoma inaugurado há cerca de 1 mês. Além dessa atividade, está prevista a implementação de cronograma visando contemplar os demais distritos.

Durante a manhã, cerca de 200 pessoas foram atendidas submetendo-se a avaliação da pressão intraocular, do fundo do olho e campo visual. Os pacientes que obtiveram identificação da doença serão acompanhados a cada 3 meses, recebendo colírio no intuito de controlar o glaucoma.  A Secretária de Saúde, Edna Alves, acompanhou de perto os trabalhos do mutirão e ressalta o aspecto fundamental em oferecer a ampliação ao acesso oftalmológico no município.

"Diante da gravidade das doenças oculares, e levando em conta o fator silencioso do glaucoma que leva a cegueira, a prefeita Cláudia Oliveira e eu estamos imbuídas do propósito de viabilizar atendimento preventivo e de qualidade à população. As pessoas que forem diagnosticadas com a doença terão todo o tratamento garantido pelo SUS", diz.  

Prevenção 

O Diretor do CENOE e oftalmologista especialista em catarata e glaucoma, Dr Antônio Nogueira, esclarece que o glaucoma atinge 2% da população brasileira correspondendo cerca de 1 milhão de portadores. Ele pontua que o objetivo do mutirão é elaborar um mapeamento da doença em Porto Seguro e assegurar o diagnóstico precoce mediante o tratamento para estabilizar a doença.

 

Dona Algecira Maria Santos, 79 anos, descobriu há 1 ano que é portadora de glaucoma. Após o diagnóstico manteve a regularidade as consultas com o médico oftalmológico. "Faço o tratamento e sei que preciso continuar cuidando dos meus olhos, por isso estou aqui para passar pelo médico e receber o colírio. Agradeço muito, porque esse mutirão vai ajudar várias pessoas, como eu estou sendo ajudada", declara.

Aos 59 anos, a agricultora Celice Francisca relata ter perdido a visão do olho esquerdo, situação que provocou problemas, entre eles a dificuldade para andar e fazer leitura. “Moro em Trancoso, no bairro de Sapirara, lido com a roça e depois de não consegui mais enxergar do olho esquerdo fiquei tão preocupada, as coisas ficaram difíceis. Eu fiquei sabendo do mutirão por causa de uma amiga e vim com o apoio dela para fazer os exames. Quero tanto voltar a enxergar", afirma. 

Veja + Notícias/Geral