Bahia, 24 de Abril de 2024
Por: Matéria: Tainara Figueiredo
20/05/2017 - 09:56:47

Dos 77.495 eleitores de Eunápolis, apenas 13.558 (17,49%) cidadãos fizeram o recadastramento biométrico, que é obrigatório na cidade e em mais 51 municípios baianos. A meta é recadastrar os 63.937 eleitores restantes até dezembro deste ano. O alerta foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rocha Rotondano. O desembargador participou hoje (19/5), ao lado do prefeito Robério Oliveira, da cerimônia de assinatura de convênio que assegura o apoio do município ao processo da biometria.

"O recadastramento biométrico é uma determinação do TSE. Cabe-nos empregar o máximo de esforço para chegarmos às próximas eleições com todos os eleitores de Eunápolis biometrizados”, afirmou.

Segundo o presidente, o percentual de eleitores que já têm a digital cadastrada ainda é muito baixo. “Temos pouco mais 15% de eleitores com biometria e é, justamente, para mudar essa realidade que estamos buscando incessantemente o apoio das gestões municipais, para que nos auxiliem nesse trabalho", completou.

O prefeito Robério Oliveira disse que não medirá esforços para colaborar no que for preciso com a Justiça Eleitoral. “Entendemos o quanto a biometria é importante para o processo da democracia e por isso estamos aqui para oferecer todo nosso apoio”.

Além do presidente do TRE-BA e do prefeito de Eunápolis, participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Paulo Brasil, os juízes eleitorais das duas zonas de Eunápolis, Roberto Costa de Freitas Júnior (203ª ZE) e Henrique César de Paiva Laraia (188ª ZE), além de procuradores, promotores, secretários, vereadores e servidores.

Após a solenidade, o presidente do TRE visitou o Fórum Eleitoral da cidade, localizadona Avenida Alexandria, S/N, no bairro Diná Borges (ao lado do posto de gasolina Taxista). Atualmente, o cartório tem registrado média diária de 300 atendimentos relacionados à biometria.  O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo site do TRE (www.tre-ba.jus.br) ou pelos números (73) 3261-5117 ou (73) 3261-7559.

Eleitor do Futuro em Eunápolis

Na ocasião, foi assinado também um termo de parceria entre a Secretaria de Educação Municipal da cidade (Seduc) e a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) para ampliação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ pelo interior do estado. A ideia de levar o projeto aos colégios dos municípios baianos segue determinação da diretora da EJE-BA, juíza Patrícia Cerqueira Kertzman. A coordenadora do projeto Eleitor do Futuro, Adriana Passos afirmou, durante explanação, que encontros já foram realizados com diretores das escolas municipais de Eunápolis, Anésia Guimarães e Humberto de Campos.

Veja + Notícias/Geral