Bahia, 18 de Abril de 2024
Por: Por Ascom/Saúde
11/05/2017 - 11:07:07

A secretaria municipal de Saúde vai participar da Feira da Cidadania, que comemora os 29 anos de emancipação de Eunápolis, nesta sexta-feira (12/05), com a entrega da Unidade Básica de Saúde do Projeto Maravilha e com ações oferecidas em unidades móveis na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. De 12 a 17 de maio, as carretas móveis de atendimento oftalmológico e odontológico estarão atendendo a população.

No mesmo espaço, a secretaria de Saúde vai disponibilizar também outros serviços como vacinação; testes rápidos de sífilis e hepatites; feira de adoção de cães e gatos, circuito funcional adulto e infantil, massoterapia, avaliação física, espaço de relaxamento, atendimento de enfermagem e atualização do Cartão SUS.

ATENDIMENTO EM OFTALMOLOGIA

A estratégia itinerante em oftalmologia vai atender de 12 a 17 de maio. Segundo a secretária de Saúde, Stela Souza, “o prefeito Robério Oliveira vai beneficiar o máximo de pessoas possível. A oftalmologia vai atender pacientes que precisam de óculos, de revisão ou avaliação médica.” Eunápolis tem 912 pacientes cadastrados à espera desse tipo de serviço. Agora eles estão sendo convidados pelas equipes de Saúde da Família para serem atendidos.

Já o serviço móvel de odontologia vai atender à demanda espontânea da população, por ordem de chegada. O serviço de odontologia será oferecido em uma carreta equipada com sete consultórios de dentistas onde serão ofertados serviços de restauração, tratamento de canal, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. “Serão 100 pacientes por dia”, informou Stela Souza.

FESTA DA CIDADANIA

O efeito positivo desse tipo de atendimento, disse o prefeito Robério Oliveira, “é a aproximação da comunidade com os serviços que o município oferece”. Além disso, continuou, “as unidades são compostas por moderna tecnologia, onde trabalham até sete dentistas e outros profissionais que atendem em tendas, instaladas na parte externa, orientando os pacientes sobre os cuidados com a saúde bucal”. Acrescentou.

As carretas ficarão estacionadas na Praça da bandeira. Para o atendimento, as pessoas devem levar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

UBS DO PROJETO MARAVILHA

Outra conquista para a população, na data máxima da cidade, é a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Projeto Maravilha. Trata-se de uma unidade de atendimento aos moradores da zona rural, equipada com toda a estrutura exigida pelo Ministério da saúde e também enquadrada nas exigências da Vigilância Sanitária. “Estamos consolidando uma nova forma de atendimento na era da saúde pública de Eunápolis”, disse Robério Oliveira.

A inauguração da nova UBS do Projeto Maravilha está marcada para às 11 horas desta sexta-feira, dia 12 de maio, com a presença do prefeito, da secretária de saúde, demais secretários municipais, vereadores, servidores e convidados da comunidade. Será uma cerimônia simples, mas marcante, especialmente para as comunidades rurais beneficiadas.

A nova unidade é totalmente climatizada, informatizado com computadores conectados a internet no sistema ‘E-SUS’. Como as demais estruturas de porte I da cidade ela tem ampla e confortável recepção, com TV, além de consultórios médicos, ambulatórios de enfermagem, sanitários (um deles adaptado), salas de procedimentos, sala de lavagem e descontaminação, sala de triagem, sala de acolhimento, copa, sala de vacinação e farmácia básica.

Veja + Notícias/Geral