Bahia, 25 de Abril de 2024
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
26/04/2017 - 08:25:29

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, recebeu na tarde desta segunda-feira (24), na Casa da Lenha (Sede do Governo), mais de 100 pescadores da cidade, representados pelos presidentes da Cooperativa dos Pescadores, José Carlos e da Colônia dos Pescadores, Fabrício Góes. A prefeita  se solidarizou com os pescadores e mostrou o seu inconformismo diante da Portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente, proibindo a pesca de 475 espécies de peixes, o que representará um grande impacto econômico e social na vida da classe que sobrevive da atividade pesqueira em Porto Seguro e região.

A reunião foi uma iniciativa da prefeita, que informou aos pescadores dos esforços que toda a sua equipe vem fazendo para que essa medida fosse revista pelo órgão federal. Cláudia Oliveira solicitou a participação do senador Otto Alencar no encontro, que em conferência por telefone, demonstrou total solidariedade à causa dos pescadores, informando que já está agendada uma reunião oficial na próxima quarta-feira com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para discutir medidas que contornem a decisão do órgão e possa manter a atividade pesqueira da Costa do Descobrimento.

Ainda em conferência por telefone celular, atendendo a solicitação da prefeita, participou da reunião o vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Fábio Ramalho, que demonstrou sensibilidade à atividade pesqueira da região e colocou à disposição dos pescadores o seu engajamento no sentido de juntar forças e se preciso for, formatar uma comissão representativa dos pescadores para que possam ir ao Ministério do Meio Ambiente pleitear o estudo regionalizado da atividade na Costa do Descobrimento, onde ela se dá de forma predominantemente artesanal.

Impacto social e econômico

Durante o encontro com os pescadores, a prefeita também enviou mensagem ao deputado federal, Ronaldo Carletto, explicando-lhe o problema social e o impacto econômico em toda a cadeia produtiva da pesca na cidade de Porto Seguro que a Portaria Federal 445 poderia acarretar. “Solicito do senhor, que tem sido um grande parceiro da nossa cidade, que possa também abraçar essa causa e se preciso for, irei mais uma vez aà Brasília, para que possamos juntar forças e representar os nossos pescadores para solucionar o problema”, disse Cláudia Oliveira, recebendo resposta positiva do deputado.

Diversos pescadores se manifestaram durante a reunião. Manoel de Jonga, que atua como pescador há 42 anos, afirmou que o Ibama está tratando os pescadores como agressores do meio ambiente e que na verdade, suas atividades, que são essencialmente artesanais, não poluem e nem degradam a área de pesca da nossa costa. “É preciso que esse estudo do impacto e de preservação das espécies seja feito ouvindo a gente, nós somos os maiores protetores dos peixes, pois vivemos e dependemos deles para sustentar nossas famílias”, disse, sendo aplaudido pelos demais.

A Prefeitura de Porto Seguro emitiu uma nota pública se solidarizando com os pescadores e reafirmando o seu compromisso com a preservação ambiental e com a defesa de espécies com risco de extinção, defendendo a suspensão imediata da Portaria 445, até que sejam realizados estudos específicos, consistentes e regionalizados, que possam embasar uma decisão que impacta tanto a vida dos pescadores.

Veja + Notícias/Geral