Bahia, 25 de Abril de 2024
Por: Ascom Porto
28/03/2017 - 09:11:04

Aconteceu nesta segunda feira, 27/03, a aula inaugural do curso de Especialização de Preceptoria em Residência Médica e Preceptoria do SUS promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio-Libanês – IEP/HSL. No total, 40 profissionais, que atuam na rede pública de saúde, entre eles, médicos, foram selecionados para o curso. O encontro reuniu, no auditório do Hospital Luiz Eduardo Magalhães, o Professor José Antônio Oliveira, representando o Reitor da Universidade Federal, Dr Naomar Filho, os Preceptores do Hospital Sírio Libanês, Mário Gontijo e Daniel Portela, bem como a Diretora Administrativa do HDLEM, Tais Fraga e o Diretor Técnico, Dr Rodrigo Carvalho e a secretária municipal da Saúde, Edna Alves.

 A especialização em Preceptoria no SUS está voltada a preceptores de todas as profissões da saúde que atuam tanto na graduação como na pós-graduação, em residências uni ou multiprofissionais, enquanto a especialização em Preceptoria de Residência Médica no SUS tem como público-alvo profissionais médicos vinculados a programas de residência médica. O curso tem o objetivo de contribuir para melhoria da atenção à saúde no SUS por meio da capacitação de profissionais que atuam como preceptores em cenários reais de cuidado à saúde, visando à reorientação articulada dos modelos de atenção e de formação, no sentido da ampliação da qualidade, do acesso e da integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde.

O Preceptor Mário Gontijo elogiou a parceria firmada pela Secretaria Municipal de Saúde junto ao Hospital Sírio-libanês. "Agradecemos todo apoio da administração pública, na pessoa da Secretária de Saúde, Edna Alves, em demonstrar compromisso na formação acadêmica de ensino para os profissionais de saúde, buscando potencializar o desenvolvimento multiprofissional, qualificando-os para serem qualificadores na construção da identidade e valorização, fomentando a melhoria do SUS para os cidadãos brasileiros", pontuou.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, mencionou a missão contínua na expansão do ensino e aprendizado na área de saúde. "É honrosa a iniciativa de trazer a Porto Seguro esse importante curso de especialização, agradeço a todo empenho da Prefeita Cláudia Oliveira e reforço a parceria com o renomado Hospital Sírio Libanês, instituto de ensino e pesquisa. Hoje aqui estamos diante de grandes talentos na construção permanente para a formação acadêmica, contando com profissionais do SUS, fomentando de forma inovadora o trabalho ensino-serviço-comunidade", afirmou.

Ascom-Secretaria de Saúde

Veja + Notícias/Geral