Bahia, 20 de Abril de 2024
Por: Informações do site O tabuleiro e Blog Agravo
21/03/2017 - 09:32:41

A Operação Citrus, realizada pela 8ª promotoria de Justiça de Ilhéus, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrada na manhã desta terça-feira (21), prendeu o vereador Jamil Ocké. Segundo o Ministério Público o vereador participava de um grupo organizado, que desde 2009 vinha desviando recursos do município com contratos fraudulentos.  As empresas teriam recebido mais de R$ 20 milhões. Na mesma operação, a polícia também prendeu o ex-secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Kácio Brandão, que segundo o Ministério Público, fazia parte do mesmo esquema.

O servidor da Câmara Municipal de Ilhéus, Paulo Leal, foi conduzido coercitivamente na manhã desta terça, para prestar depoimentos sobre fraude em licitações envolvendo empresas fornecedoras de material de expediente.

A operação Citrus foi deflagrada pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) e suporte operacional da Polícia Civil, através do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e apura fraudes de 2009 a 2016.

O presidente da Câmara, Lukas Paiva, disse está colaborando com as investigações para que a justiça seja feita. De 2009 até o ano passado foram presidentes do poder legislativo ilheense: Josevaldo Viana Machado (Dr. Jó), Jailson Nascimento, Edvaldo Nascimento (Dinho Gás) e Tarcísio Paixão.

Alvo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público do Estado da Bahia, Jamil é considerado pelas autoridades como um dos elos da organização criminosa na administração pública.

O nome da operação “Citrus” é uma referência à quantidade enorme de laranjas identificados pela investigação que intermediaram transações financeiras fraudulentas tanto na constituição das empresas como na utilização de dinheiro ilícito

Todos os mandados foram de prisões temporárias, de cinco dias, podem ser prorrogados por mais cinco dias, dependendo da investigação.

Segundo informações do delegado responsável pela 7ª Coorpin, Evy Paternostro, o vereador Jamil Ocke e o ex-secretário Kacio Brandão vão ser levados para o presídio Ariston Cardoso.

Detidos na mesma operação, o empresário Enoch Andrade Silva, proprietário da empresa Andrade Multi Compras, Wellington Andrade Novais e Lucival Bomfim Roque também serão conduzidos ao Ariston Cardoso. Thayane Santos Lopes, única mulher presa, será levada para o presídio de Itabuna.

Vereador Jamil Ocké é um dos presos na Operação Citrus (Foto Alfredo Filho).

Veja + Notícias/Geral