Bahia, 24 de Abril de 2024
ENCONTRO DE PREFEITOS

Começa nesta terça-feira em Guarajuba, o 5º Encontro de Prefeitos da Bahia
A União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com diversas instituições, realizará nos dias 06, 07 e 08 de dezembro o 5º Encontro de Prefeitos da Bahia – Escola de Gestão, em Guarajuba, Camaçari. O objetivo é criar condições para uma gestão sem risco. Palestrantes, especialistas em diversas áreas da gestão municipal.
Por: UPB
05/12/2016 - 09:47:31

A União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com diversas instituições, realizará nos dias 06, 07 e 08 de dezembro o 5º Encontro de Prefeitos da Bahia – Escola de Gestão, em Guarajuba, Camaçari. O objetivo é criar condições para uma gestão sem risco. Palestrantes, especialistas em diversas áreas da gestão municipal, vão orientar os prefeitos para a superação de pontos vulneráveis na administração, como licitação e fiscalização de contratos, além de esclarecer princípios constitucionais que o gestor municipal é obrigado a cumprir. Os gestores terão acesso ao atendimento especializado de órgãos e secretarias de estado que apresentarão oportunidades para os municípios.

Para a presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria, esse encontro constitui a expressão da política que vem sendo posta em prática pelos dirigentes da entidade, oferecendo aos prefeitos a oportunidade de ampliar sua qualificação, através de especialistas convidados para proferir conferências sobre temas complexos da administração pública.

“É fundamental que os prefeitos conheçam a linguagem pública para elaborarem um sólido planejamento estratégico e assim contarem com o apoio dos governos estadual e federal, através de convênios”, afirmou Maria Quitéria. Ela destacou a importância que a parceira entre os dois governos – Municipal e Estadual – tem e que devem garantir os investimentos para execução de projetos e manutenção das contas da Prefeitura. Para Quitéria, o apoio do Governo Federal também se faz essencial para a manutenção das ações nas cidades do interior e no estado.

 O encontro de prefeitos, através da Escola de Gestão se propõe a contribuir para a qualificação dos novos dirigentes municipais, esclarecendo sobre a importância de conhecer as normas de transparência, da Lei de Responsabilidade Fiscal, do Sistema de Contratos e Convênios e Transferências Constitucionais aos Municípios.

O 5º Encontro de Prefeitos vai até esta quinta-feira, dia 8, no Resort Vila Galé Marés, em Camaçari, com uma programação intensa de assuntos direcionados exclusivamente à prefeitos baianos. São parceiros da UPB nesta iniciativa o Governo do Estado, Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Desenbahia, EGBA, Embasa, Funasa, Agersa, Nutricash, Arte e Cultura, E&L Sistema de Softwes, IPM Brasil/Alconta e Fundação Abrinq. Contribuir para a discussão do mandato 2017/2020 e fortalecer o diálogo entre as três esferas do poder (municipal, estadual e federal) estão entre os objetivos do evento.

Veja + Notícias/Geral