Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Antonio Alberghini / Mídia Mutá
16/11/2016 - 10:00:38

Inovação, Google, Facebook, Linkedin e Design Thinking foram debatidos no último sábado, no parque do La Torre Resort em Porto Seguro-BA, onde compareceu um público de mais de 400 pessoas. Durante o encontro foi possível ouvir de especialistas, dicas para impulsionar os negócios através das mídias sociais, assim como novas formas de montar e fazer empresas. O evento, inovador na região da Costa do Descobrimento, foi uma iniciativa  da YaaYoo-Fusion Thinking, em parceria com Sebrae, Moque.ca Digital e Barcelona Media Inovadora

                                                                                                                      Inovação.

       “O mundo tem cada vez mais velocidade, a vida passa cada vez mais rápido, instabilidade e incerteza são a praxe”, explicou Richard Alves, diretor presidente da Barcelona Media, “precisamos ser mais competentes, resilientes, capazes de lidar com mudanças, inovadores e competitivos, o mundo é feito de inovadores”. De acordo com Richard é importante inovar para as empresas de turismo, para criar as “experiências” que os turistas tanto procuram. “inovação nem sempre precisa de tecnologia, as vezes inovamos ao criar um novo procedimento, ou um processo organizacional, tem inovação radical e inovação incremental, inovar é um elemento chave para a competitividade, inovar para construir um mundo melhor”.

                                                                              Fazer negócios com Google

Tiago Nicastro, líder da Digital Moque.ca falou de Google, e especialmente de Google Analytycs e Google Adwords (para anunciar). Google Analytycs permite verificar se nossa página está dando certo, acompanhar os acessos em tempo real, quem é seu público. “O conteúdo original é muito importante, ganha relevância no sistema de busca e posicionamento“, explicou Tiago Nicastro, “os leads são os que tem interesse em você, aproximação e formas de aumentar o tráfego”. O Google Adwords funciona como uma venda direta, criada dentro da rede do Google e Youtube. “A partir de R$ 500 por mês é possível obter 10 leads por dia, com uma boa campanha segmentada, usando as palavras chaves corretas, o anúncio tem que ser útil e na forma correta, aparecendo quando a pessoa está procurando aquilo”. Nicastro indicou ainda o Google Keyword Planner para fornecer palavras-chaves, para obter retornos acima do investimento.

                                                                                   Facebook e Linkedin

Marina Lopes, chefe de Marketing e Midias Sociais da Moque.ca Digital explicou que o Facebook é uma rede social feita de pessoas, com 1,79 bilhões no mundo e 108 milhões no Brasil (em 2014 eram 89 mi). “É importante estar dentro das redes sociais porque seus consumidores estão lá, 88% dos donos das pequenas empresas têm Facebook, como fazer negócios numa rede de relacionamentos?” questionou Marina Lopes, “Perfis são para pessoas e páginas são para empresas, Facebook está se inovando e este é seu segredo de longevidade, o mínimo de investimento no Facebook é 1 Real”.

       Marina citou cases de relacionamentos exemplares entre empresas e consumidores e citou memes como o caso das lasanhas Ceara com o gato Garfield que viralizou ao simular uma invasão na página da Seara, “e conteúdo e a inovação geram Interação”, acrescentou Marina.    A rede Linkedin, rede de relacionamentos profissionais, também foi abordada por Marina, que ilustrou todas suas potencialidades, “Linkedin tem 26 milhões de usuários no Brasil, país com maior engajamento de conteúdo e 364 milhões de usuários em 200 países”, acrescentou ela, “no Linkedin podem publicar matéria, apresentações de palestras, mas sempre visando o perfil empresarial, nada de memes”.
 
                                                                                          Business Design e Design Thinking

         O presidente da Associação Brasileira de Resorts e diretor geral do La Torre Resort, Luigi Rotunno, falou de Business Design e Design Thinking, um processo criativo que estimula a colaboração e a experimentação, para reduzir riscos no processo de inovação, ou seja uma nova forma de montar e fazer empresas “Tem 6 princípios: centrado no ser humano, holístico, orientado ao contexto, evolutivo (constante evolução), visual e multidisciplinar”, explicou Luigi Rotunno, “quando é disruptivo acaba por interromper o seguimento normal de um processo, ou fluxo, pegamos o exemplo de Airbnb que com centenas de milhares de imóveis tornou-se a 3ª maior agência de hospedagem do mundo”. De acordo com Rotunno, precisa colocar a pessoa no centro da decisão, simplificar a solução do problema. “A sua ideia tem que ser tecnicamente possível, financeiramente viável e principalmente desejável o fator desejável é  onde temos que começar”, ressaltou ele.

          Luigi Rotunno citou ainda cases de sucesso, como Nespresso, que introduziu o conceito de café expresso em casa, e Apple, que gera experiências desde a embalagem do Iphone, empresas onde o Design Thinking é aplicado, “o Design Thinking integra disciplinas, para ter uma visão a 360 º junta pessoas com conhecimentos diferentes, valendo-se de empatia, colaboração e experimentação, as decisões são tomadas com outras pessoas; o Design Thinking é utilizado por empresas como a Apple, a Coca Cola e a Ford (+228% com Design Thinking)”, finalizou Rotunno, alertando “acostume-se com a incerteza e a criar e capturar valor!” No final do evento foi anunciada a realização de um próximo curso de Google, a ser ministrado em Porto Seguro.

Antonio Alberghini / Mídia Mutá

Veja + Notícias/Geral