Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Jackson Domiciano
21/10/2016 - 18:02:22

O governador Rui Costa, inaugura nesta sexta-feira, 21, a ampliação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Camaçari, beneficiando mais de 65 mil pessoas, cujo investimento passa de R$ 90 milhões, com recursos do PAC e da própria Embasa. A obra implantou 240 quilômetros de redes, três estações de condicionamento prévio e um emissário terrestre.

Recentemente Rui Costa inaugurou esgotamento sanitário em alguns municípios do extremo sul do estado. Na cidade de Eunápolis, a população que passa de 110 mil habitantes, sobrevive sobre mais de 35 mil fossas, contaminando todo seu lençol freático. Uma vergonha para a saúde pública.

A obra está emperrada há tempo. As autoridades não tiveram pulso para dar andamento ao processo que envolve o equipamento no todo. Uma embromação. Um engodo sem dimensão. Falta pulso por parte dos deputados local e os demais votados neste município.

O prefeito Neto Guerrieri tentou de todas as maneiras que o processo envolvendo o esgotamento fosse concluído e as obras tivessem andamento, mas esbarrou na burocracia, na falta de interesse por parte do governo estadual.

Na quarta-feira, 19, o prefeito Neto Guerrieri, concedeu entrevista à emissora Ativa FM, no programa do radialista Jota Bastos. Ele declarou que o início das obras depende do Governo do Estado, que precisa liberar a contrapartida no valor de R$ 30 milhões, bem como, fazer o cronograma de como irá pagar. Isso o Governo não fez, dificultando o andamento de todo processo.

Essas coisas que não ficam claras. Como, uma cidade com 110 mil pessoas, ainda tem que sobreviver sobre fossas? O que de fato está acontecendo? Quais as razões de as autoridades públicas não se manifestarem sobre o assunto e cobrarem do Estado, a liberação do recurso? 

Veja + Notícias/Geral