Bahia, 29 de Março de 2024
Por: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro
01/07/2016 - 08:58:20

Em visita ao Litoral Sul baiano nesta quinta-feira (30), Rui Costa participa de uma série de inaugurações em Porto Seguro e Arraial D'Ajuda. Na sede, a programação tem início às 10h com a entrega de uma quadra poliesportiva no Bairro do Cambolo. No mesmo bairro será inaugurada a Creche Escola Balão Mágico, beneficiando 300 crianças da comunidade. O segundo equipamento para prática de esportes a ser entrega será a quadra da Escola Cantinho da Paz, no Complexo Frei Calixto. 

À tarde, a partir das 14h, os eventos acontecem em Arraial D'Ajuda, onde será aberta a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) da localidade. A UPA tem capacidade para realizar até 150 atendimentos diariamente. Ainda em Arraial serão entregues a pavimentação de diversas ruas e oito viaturas para renovação da frota da Polícia Militar em Porto Seguro e seus distritos. 

Beneficiando pequenos agricultores e cooperativas ligadas ao campo serão autorizados onze convênios por meio do Programa Bahia Produtiva nas áreas socioambiental, aqüicultura, pesca e bovinocultura.

Crianças, jovens e adolescentes de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, têm agora uma nova creche escola e duas quadras poliesportivas, construídas no bairro do Cambolo e na Praça do Trabalhador, respectivamente, e inauguradas nesta quinta-feira (30) pelo governador Rui Costa. Uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também será entregue em Arraial D’Ajuda, para atender os casos de urgência e emergência, além de viaturas para oito municípios da região. Também serão autorizados 11 convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva, para o desenvolvimento socioambiental e das cadeias produtivas da pesca, aquicultura e bovinocultura.

Rui disse que é preciso determinação e coragem da prefeitura para aplicar recursos em obras prioritárias como creches e upas. “As UPAs são obras estruturantes para cuidar da saúde das pessoas e as creches são importantes para transformar. Todos os dois equipamentos foram construídos em parceria com a presidenta Dilma. Com alegria, também vou fazer anúncios e ordens de serviço. Toda vez que venho a Porto Seguro, eu trago novidades”.

A UPA do Arraial D'Ajuda foi construída em parceria entre o Governo do Estado, com contrapartida da gestão municipal e investimento de R$1,65 milhão. A unidade de porte tipo 1 tem a capacidade técnica instalada para realizar até 150 atendimentos diariamente, funcionando de domingo a domingo, prestando atendimentos adultos e pediátricos no âmbito da rede de urgência e emergência.

A creche escola Balão Mágico, no bairro do Cambolo, vai matricular 300 crianças e irá funcionar em dois períodos, atendendo crianças de 3 a 6 anos, da Creche à Educação Infantil. Planejada para possibilitar o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, a creche possui ambientes equipados com brinquedoteca, anfiteatro, cozinha, refeitório, espaços ao ar livre para hortas e leitura de histórias, além de salas de aula com banheiro e áreas exclusivas de recreação. A nova creche irá abrigar também crianças que estudavam em outro espaço alugado no bairro.

Veja + Notícias/Geral