Bahia, 25 de Abril de 2024
Por: UFSB
27/05/2016 - 08:37:04

Com a proximidade do reinício das aulas no quadrimestre letivo 2016/2, a Universidade Federal do Sul da Bahia prepara as atividades para recepcionar os ingressantes. A Semana de Acolhimento terá sua programação voltada para expor aos novos alunos a estrutura e o funcionamento da UFSB, contando com palestras, apresentações e oficinas artísticas e confraternizações entre calouros e veteranos. Cada um dos três campus, em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, terá sua agenda própria de atividades entre os dias 30 de maio e 3 de junho para recepcionar os 685 novos estudantes. 

Atividades específicas estão definidas nas programações, com um princípio em comum: a acolhida aos novos estudantes pela comunidade acadêmica da UFSB é respeitosa e construtiva, e em nada se parece com os “trotes” tradicionais, cada vez menos tolerados pelos riscos que oferecem.

Os decanos de cada campus, junto com coordenadores de curso, de campus e professores, devem participar da recepção dos estudantes, na segunda-feira. Na terça-feira, será a vez dos pró-reitores, representando a Reitoria, explanarem sobre o modelo pedagógico e a estrutura administrativa da UFSB para os calouros.

Pais e familiares dos ingressantes poderão participar de reuniões com os decanos e servidores assistentes sociais, nas quais as modalidades de auxílios estudantis poderão ser explicadas e outras dúvidas podem ser resolvidas.

Arte e sustentabilidade também serão temas de oficinas e rodas de conversa. Os calouros poderão também conhecer os alunos veteranos e as instâncias representativas dos discentes, como os centros e diretórios acadêmicos e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Um ponto importante da Semana de Acolhimento é a Abertura da Atividade de Orientação Acadêmica (AOA). É nesse momento que os novos alunos vão conhecer e debater sobre direitos e deveres enquanto acadêmicos, em especial diante do Código de Ética Estudantil da UFSB. A assinatura do termo individual e coletivo também está prevista.

A programação da Semana de Acolhimento em cada campus pode ser conferida no Portal UFSB (ufsb.edu.br).

Veja + Notícias/Geral