Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Ascom-Secretaria de Saúde
30/11/2015 - 15:40:33

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em parceria com o Departamento DST/AIDS e Hepatites Virais promoverão na próxima terça feira, 1º de dezembro, atividades  em referência ao Dia Mundial de Combate à Aids, tendo a finalidade de reforçar a mobilização da sociedade quanto as medidas de prevenção para o contínuo enfrentamento da doença, que atinge níveis alarmantes tanto no Brasil, como em todo o mundo.  De acordo com dados das Nações Unidas, a estimativa atual é que no Brasil 734 mil pessoas estejam contaminadas com o vírus HIV.

O evento terá início no período da manhã, no Trevo do Cabral, quando será realizado o "Pedágio da Camisinha", onde serão distribuídos preservativos, panfletos informativos, além de orientações sobre as formas de contaminação da doença e os cuidados preventivos.

Na parte da tarde, às 14h30, a programação contará com a realização do 3° Festival de Paródias da Companhia de Arte Ed Aquino formada por adolescentes de vários bairros da cidade. O evento, que acontecerá na Casa de Show Bombordo, será marcado pela apresentação de trabalhos municiais que têm como tema central a prevenção do HIV.

“O envolvimento dos jovens é importantíssimo na consolidação do Festival de Paródias, é um espetáculo musical em que objetivamos provocar uma reflexão sobre as formas de transmissão e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, bem como os comportamentos de risco, que devem ser evitados, e expõem ao contágio”, explica a Coordenadora do Programa DST/AIDS, Beatriz Duarte.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, frisa a importância do desenvolvimento das atividades para o rompimento da cadeia de transmissão do vírus da AIDS, mediante a prevenção. "O trabalho de prevenção é disponibilizado, ao longo do ano, em todas as unidades de saúde da família e é fundamental reiterar o uso do preservativo neste processo, visando o rompimento da cadeia de transmissão do vírus do HIV. 

Veja + Notícias/Geral