Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Jackson Domiciano
30/11/2015 - 09:51:41
Informações do Inema/Eunápolis apontam que está começando a faltar água no extremo sul da Bahia.  Os dados foram apontados pela coordenadora do órgão, Patrícia Reis. Na região Costa do Descobrimento, localidades como Mogiquiçaba, Vera Cruz, Guaratinga, e na maioria das fazendas em toda zona rural, a deficiência da águe é sentida por toda população, e pelos agricultores, que começam a se desesperar. As plantações estão sentindo, com a falta de águas nos riachos. A produção agrícola caiu mais de 60% nas localidades sem irrigação.

Mais no extremo sul da Bahia, localidades como Itabatan e Posto da Mata os mananciais estão secando. Já começam a aparecer os conflitos relacionados à captação de água, com as construções de barragens em fazendas. A maioria dessas captações é irregular e sem autorização.

 O Rio Buranhén está cada vez diminuindo seu potencial. A Embasa estará construindo um ponto de captação, à altura do distrito de Vera Cruz, para abastecer a cidade de Porto Seguro.

Não existe outro caminho, a não ser, novas ações para preservar as matas ciliares, as margens dos rios e a reutilização das águas por parte das empresas. Apesar de esta região ser privilegiada com chuvas, está caminhando para a escassez de água, e os reflexos começam a aparecer.

Veja + Notícias/Geral