Bahia, 16 de Abril de 2024
SANEAMENTO BÁSICO

SIHS pactua projetos de Planos de Saneamento básico com os Consórcios da Costa do Descobrimento
Os consórcios Costa do Descobrimento e Construir serão os próximos a ter seus planos municipais de saneamento básico elaborados com apoio do Governo do Estado. Ao todo são 21 municípios e mais de 800 mil pessoas beneficiadas na região do extremo sul do Estado.
Por: ASCOM SIHS
28/11/2015 - 09:21:27

Os consórcios Costa do Descobrimento e Construir serão os próximos a ter seus planos municipais de saneamento básico elaborados com apoio do Governo do Estado. Ao todo são 21 municípios e mais de 800 mil pessoas beneficiadas na região do extremo sul do Estado. O tema foi discutido na manhã desta sexta-feira (27) no gabinete da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) com a participação dos diretores da Embasa e Agersa, Rogério Cedraz e Rogério Costa.

“Nossa meta é ampliar a capacidade de atendimento aos municípios de forma regionalizada, tendo grandes parceiros para compor cada etapa e, dessa forma, desenvolver as atividades concernentes ao saneamento básico”, acrescentou o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, explicando que a ideia é definir servidores municipais que receberão informações, abrangendo quatro vertentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo de águas pluviais.

Após a reunião de hoje ficou agendado um novo encontro entre os consórcios, a SIHS e suas vinculadas, no próximo dia 9 de dezembro, para definição das etapas seguintes – composição, apresentação e pacto dos Planos Municipais de Saneamento.

A elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico no estado ganhou impulso com o investimento de mais de R$ 1,6 milhão por parte do Governo do Estado, numa parceria entre o Consórcio Portal do Sertão, Sihs, Embasa, Agersa e Cerb, permitindo a capacitação de agentes em 18 cidades, visando a realização e execução do Plano em cada município.

Veja + Notícias/Geral