Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Por agazetabahia.com Agência Brasil e G1
23/11/2015 - 18:08:00

A lama vinda das barragens da Samarco com rejeitos de mineração segue ao longo do leito do Rio Doce, em direção a sua foz, localizada na Vila de Regência, no município de Linhares.

A prefeitura de Linhares (ES) interditou as praias de Regência e Povoação após a chegada ao mar da lama do rompimento de barragem em Mariana (MG). A prefeitura espalhou placas ao longo das praias informando que a água está imprópria para o banho.

A lama com rejeitos já atingiu o mar ontem (22), segundo informações da prefeitura. De acordo com a ministra do Meio Ambiente,  Izabella Teixeira, a lama deve se espalhar por uma extensão de 9 quilômetros no mar.  A população de Regência e Povoação vive da pesca e do turismo e tem as atividades prejudicadas com a água barrenta que avança sob o mar.

A cerca de 250 km da costa fica o arquipélago de Abrolhos, no município de Caravelas, um santuário ecológico conhecido pelas áreas de corais, baleias jubarte e a grande preocupação é o impacto que toda essa sujeira deve ter nesse santuário ecológico.

O oceanógrafo Paulo Rodrigues, chefe do projeto Tamar no Espírito Santo, diz que a lama pode chegar até lá e as consequências não seriam nada boas: "Peixes, corais, mamíferos, cetáceos, baleias, golfinhos... É uma riqueza muito grande que tem nessa região. E essas substâncias que vem junto com a lama podem provocar efeitos agudos, chegar matando como está acontecendo em todo o rio, ou chegar em pequenas quantidades provocando efeitos crônicos – potencialmente danosos à reprodução dos animais".

Pesquisadores da Coppe, no Rio de Janeiro, estão fazendo simulações de como seria essa saída da lama para o mar e acreditam ser improvável que toda essa sujeira atinja o parque de Abrolhos. Não existem informações oficiais se a lama atingirá as praias do extremo sul da Bahia.

Na tarde desta segunda-feira, 23, a ministra Izabella Teixeira sobrevoa a área atingida pela lama na foz do Rio Doce e se reúne com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, representantes de instituições da sociedade civil e demais instituições envolvidas.

Veja + Notícias/Geral