Bahia, 19 de Abril de 2024
Por: Informações Terra - Agência Globo e Gaazetabahia.com
06/10/2015 - 08:18:09

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira o PT por não ter articulado a mobilização de partidos de esquerda da América do Sul. Na avaliação do petista, o movimento poderia ajudar a combater a ofensiva conservadora no continente. O ex-presidente defendeu que o PT crie um instrumento de organização das forças de esquerda da América do Sul para “enfrentar o momento de adversidade”.

“O PT não soube transformar em grandeza de política internacional aquilo que nós conseguimos fazer aqui no Brasil. A verdade é que o PT poderia ter feito muito mais”, — disse Lula, durante palestra do vice-presidente da Bolívia, Alvaro Linera, promovida pelo instituto do ex-presidente brasileiro, em São Paulo.

Enquanto isso, os Estados Unidos e mais 11 países que negociavam a Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) chegaram a um consenso nesta segunda-feira (5), abrindo caminho para o maior acordo de livre-comércio da história. O pacto visa derrubar barreiras comerciais e estabelecer padrões comuns para os doze países – EUA, Canadá, México, Austrália, Brunei, Chile, Japão, Cingapura, Malásia, Nova Zelândia, Peru, e Vietnã.

A TPP, que englobaria em torno de 40% da economia mundial, contribuiria para uma reformulação da indústria e influenciaria desde o preço do queijo até o custo dos tratamentos de câncer. O acordo estabelece reduções tarifárias para centenas de itens de importação, que vão desde carne de porco e bovina no Japão até caminhonetes nos Estados Unidos.

Os negociadores chegaram a um acordo que estabeleceu um prazo entre cinco e oito anos, dentro do qual as empresas estarão livres da concorrência das versões genéricas, segundo as informações de pessoas presentes nas negociações a portas fechadas.

Veja + Notícias/Geral