Bahia, 20 de Abril de 2024
SAÚDE

Curso de Abordagem Sindrômica das DSTs e Hepatites Virais acontece em Porto Seguro
A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, através do Programa DST/AIDS, está realizando até 4/09, no Centro de Cultura, curso de atualização e capacitação em Abordagem Sindrômica das DSTs e Hepatites Virais, para mais de 80 médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família.
Por: Ascom-Secretaria de Saúde
03/09/2015 - 16:31:54

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, através do Programa DST/AIDS, está realizando até 4/09, no Centro de Cultura, curso de atualização e capacitação em Abordagem Sindrômica das DSTs e Hepatites Virais,  para mais de 80 médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família.

O curso, ministrado pela Dra Sandra Regina Carvalho, pretende ampliar, ainda mais, o conhecimento dos profissionais médicos e enfermeiros a realizarem o diagnóstico clínico através da identificação dos sinais e sintomas das doenças sexualmente transmissíveis, nos serviços de saúde, oferecendo tratamento imediato e  aconselhamento, como importantes estratégias de controle das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) possibilitando a melhora do quadro para o paciente, além de quebrar a cadeia de transmissão das hepatites A, B e C.

 “Qualificações como estas permitem otimizar o atendimento, além de garantir a qualidade na oferta dos serviços de prevenção, tratamento e assistência aos usuários do SUS”, explica a Prefeita, Claudia Oliveira.

Entre as abordagens aplicadas no curso, os profissionais realizam interpretação de casos clínicos, apresentam condutas e procedimentos específicos para cada situação vivenciada, na prática, nas unidades de saúde, a exemplo da realização de testes rápidos e exames laboratoriais, para identificação precisa do diagnóstico, tratamento medicamentoso e o contínuo acompanhamento com o paciente.

“Estamos compartilhando importantes conhecimentos junto aos profissionais da área de saúde. O intuito é conduzir o profissional a ter condutas assertivas, oferecendo tratamento imediato e eficiente aos portadores das DST’s, o que é fundamental para o controle de doenças sexualmente transmissíveis”, esclarece a Coordenadora Municipal de DST/AIDS, Beatriz Duarte.

 

 

Veja + Notícias/Geral